08/10/21 | 17:51
Semed realiza palestra para conscientizar servidores sobre ‘Outubro Rosa’

Como parte das ações do Outubro Rosa, que ocorrem durante este mês, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na tarde desta sexta-feira (08), uma programação especial voltada principalmente para as servidoras da secretaria. A ação contou com a palestra ‘Mulheres Salvem as Suas Mamas’ de forma online pelo Youtube com o palestrante Dr. Gerson Antônio dos Santos Mourão, atual Diretor Presidente da FCECON, Médico Ginecologista, Mastologista e Oncologista.

O objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha busca chamar a atenção da população e incentivar a realização dos exames preventivos, tais como: o autoexame, para que a doença seja detectada o mais precocemente possível e que se busque atendimento médico quando perceber um possível sintoma de câncer de mama.

O subsecretário municipal de Administração e Finanças da Semed, Lourival Praia, destacou a importância do evento dentro do contexto de valorização da qualidade de vida do servidor.

“Nós podemos ver que na gestão do prefeito David Almeida, valorizar a vida dos nossos servidores é uma questão crucial. Com isso, sabemos da importância que o mês de outubro tem para trazer à tona esses cuidados que precisamos ter com a nossa saúde”, disse o subsecretário

A Chefe da Gerência de Desenvolvimento do Servidor, Wania Braga, comentou sobre as ações que a secretaria desenvolve em prol da saúde dos servidores.

“Todos os anos a secretaria de educação trabalha para a prevenção de saúde do servidor então nós já temos um plano de ação para trabalhar em melhorar a qualidade de vida. Com isso, devemos fazer parte desta campanha e estar imbuídos nesta causa que é muito nobre e que contribui muito para a disseminação de informação e de redução de casos no município e na nossa secretaria”, disse Wania Braga.

Segundo o chefe da Divisão de Pessoal da Semed, Thiago Correia, momentos como esses servem de grande ajuda para reduzir tantos os números de casos registrados municipalmente.

“Fazer parte desta campanha é muito importante para nós porque entendemos que temos a responsabilidade de sempre estar orientando as servidoras sobre doenças como o câncer de colo uterino e de mama. Então nós iremos com o decorrer do mês de outubro, realizar diversas ações para melhorar a qualidade de vida de todos”, disse Thiago Correia.

Palestra
Durante a abordagem da temática, o Dr.o Gerson Antônio ressaltou que a qualquer sinal das patologias a mulher deve procurar  ajuda médica, porque o diagnóstico  precoce é determinante para realizar  tratamento adequado para  evitar a morte de pessoas que venham a ter  câncer. O médico ressaltou ainda fatores de risco, possíveis causas das patologias, formas de prevenção e tipos de tratamento para ambos tipos de câncer.

“É importante saber que esses dois tipos de câncer têm cura se a pessoa for diagnosticada no início da doença, mas para isso é necessário que a qualquer sinal a mulher procure um médico. É importante também que a mulher conheça seu corpo e tenha o hábito de fazer o autoexame no caso do câncer de mama e fazer o preventivo no caso do câncer de colo de útero ao menos uma vez por ano”, destacou o médico.

Texto – Ricardo Ramos/Semed

Foto – Asafe Augusto/Semed