06/11/14 | 10:04
Semed realiza olimpíada para promover ensino de matemática

Para promover o ensino de matemática de forma prazerosa, os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino participaram da disputa final da 5ª edição da Olimpíada de Matemática da Educação de Jovens e Adultos (Olimeja), nesta quarta-feira, 5. A final teve a participação  de 30 alunos, que foram submetidos a provas com 15 questões. Os melhores colocados receberam troféus e medalhas. A atividade teve início com 5.470 alunos de 96 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

No decorrer do evento houve espetáculos teatrais e musicais.  Alunos do Grupo Curumim na Lata do Centro de Artes Anibal Beça da Semed participaram da programação.

Atividade, que já faz parte do calendário da secretaria desde do ano de 2009, é realizada em três fases entre julho, setembro e novembro, respectivamente. A primeira ocorreu nas escolas. A segunda foi disputada por quatro alunos de cada Divisão Distrital Zonal e envolveu 282 participantes. Para a fase final, 30 alunos foram classificados, explicou o chefe da Gerencia de Jovens e Adultos, Mauro Brito.

“A finalidade real desta ação é motivar os professores a trabalhar a disciplina de matemática de forma dinâmica, utilizando um método simples e ao mesmo interessante, próximo da realidade dos alunos do ensino noturno de modo que torne a matéria atrativa e prazerosa”, disse o gerente.

Na edição deste ano, participaram alunos da 3ª fase do 1ºsegmento do EJA, que corresponde ao 1º e 5º do ensino regular e a 5ª fase do 2º segmento, equivalente ao 8º e 9º ano do ensino fundamental.

O gerente falou também que atividade é relevante, porque com ela os alunos passam a ter um espirito de competição e se dedicam mais pela disciplina. “Esta atividade é importante para que alunos comessem a ter o espírito de competividade e, sobretudo, passem a ver a disciplina com outros olhos e mais próxima do seu dia a dia. Esta mudança de pensamento é visível pelo aumento de participantes a cada ano da Olimeja e pelo desempenho escolar conquistado pelos estudantes que participam ação”, salientou.

O aluno finalista da Escola Municipal Raimundo Theodoro Botinelly,Leandro José, expressou seu sentimento por ter chegado a fase final da Olimpíada de Matemática.  “Estou muito feliz por está aqui e consciente que mereço, porque durante esses últimos cinco meses me dediquei e empenhei bastante. Só por este fato já me considero um vencedor”, contou o finalista.

Os conteúdos que compõem as provas escritas são baseados em cima da proposta curricular dado em sala de aula, ou seja, os assuntos que constam nas provas fazem parte dos assuntos trabalhados no decorrer do ano letivo.

A professora da Escola Municipal José Sobreiro, situada na zona ribeirinha da cidade, Rosangela Barros, destacou a ação como positiva. “Apoio esta ação, porque a vejo como uma forma de incentivar os alunos do ensino noturno a sentir um interesse maior pela disciplina. Vejo empenho em sala de aula, nas provas, e isso reflete nas notas bimestrais e, consequentemente, na aprendizagem”, destacou.

Além dos troféus e medalhas ao primeiro e segundo lugar, houve entrega de troféu para a torcida mais animada e sorteios de brindes a todos os participantes do evento.

TEXTO: Emerson Felipe

FOTOS: Rodemarques Abreu

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054