05/08/19 | 13:44
Semed realiza Oficina para lideranças pedagógicas na Creche Municipal Elias Lima de Souza

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerencia de Creches realizou nesta segunda-feira, 5/8, a Oficina Para Lideranças Pedagógicas, na Creche Municipal Elias Lima de Souza, bairro Zumbi, zona Leste. O evento contou 30 participantes, entre professoras, serviços gerais, gestora, pedagoga, manipuladoras, secretário da escola e a enfermeira.

A ação percorre as 15 Creches Municipais da Semed, em alusão ao Programa Avançado de Implementação de Políticas Públicas (APPI), que desenvolve o projeto ‘Comunidade de Aprendizagem: Formando Educadores da Infância e Família na Perspectiva da Educação Integral’, com o objetivo de envolver a família na vida escolar do aluno.

Os participantes trabalharam as atividades pedagógicas como por exemplo: apresentação da equipe de governança e orientações sobre as estações de trabalho, ampliação das aprendizagens conceituais, apresentação da criação, reflexão sobre a atividade, mural de reflexões, questionário sobre envolvimento familiar e construção do diagnóstico, entre outros itens.

A gerente de Creches da Semed, Wissilene Brandão, acompanhou de perto as atividades, e destacou mais uma unidade de ensino que recebeu as orientações da oficina. Ela disse, que essa temática já é trabalhada há algum tempo, principalmente na creche Elias Lima.

“Nós estamos muito contentes com o envolvimento de todas as creches nessas oficinas. Essa creche em particular, já tem um trabalho com a comunidade muito significativo, fazem várias atividades com os pais, com engajamento mesmo com a proposta educativa da creche”, comentou.

Para gestora da escola, Rosimilde Cavalcante dos Santos, uma das participantes da oficina, o importante é o envolvimento de todos, pois a escola já realiza um trabalho similar com a comunidade chamado “Colóquio de fortalecimento creche e família”. Para ela, a oficina vai ajudar muito neste processo.

“Esse primeiro momento é muito importante para nós, até porque hoje acontece essa oficina com esse momento de estudos. Vamos ter a oportunidade de chamar os pais para dentro da creche para compartilhar de como fazer nosso trabalho. Temos a participação de todos da escola envolvidos e isso vai contribuir bastante”, disse.

A professora do maternal 1, Ângela Aparecida Cardoso Silva Matos, afirmou que todo conhecimento só vem para agregar ao trabalho já realizado na escola, pois todos buscam sempre pela qualidade do ensino com as crianças.

“A meu ver, valoriza nosso trabalho, pois a gente tem a participação da comunidade para gerar confiança e reconhecimento das nossas práticas pedagógicas e educativas. Valorizando todo esse trabalho vamos poder oferecer qualidade no desenvolvimento integral da criança e também proporcionar visibilidade da creche”, contou.

O APPI
O programa foi apresentado dentro do Appi pela secretária da Semed, Kátia Schweickardt, e pela subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano. A formação, sem custo aos cofres públicos, envolveu seis cidades, entre elas Manaus, e foi realizada por meio do apoio da Teachers College, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, e em parceria com as fundações Itaú Social, Lemann, Maria Cecília Souto Vidigal e Getúlio Vargas.

As formações iniciaram em nove unidades de ensino, sete Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e duas escolas mistas (Educação Infantil e Ensino Fundamental), uma unidade de Educação Indígena e outra de Educação Integral.

Texto: Paulo Rogério/ Semed

Fotos: Paulo Rogério/ Semed

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054