13/11/19 | 11:55
Semed realiza noite de premiações para alunos, professores e gestores da EJA

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta terça-feira, 12/11, a noite de premiações da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com alunos, gestores e educadores destaques da VIII edição do Concurso Escola Leitora, da 10ª Olimpíada de Matemática da EJA (OLIMEJA) e da 7ª Municipíadas Noturnas. A cerimônia aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no Bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-sul de Manaus.

O evento envolveu alunos, gestores, familiares e convidados. O objetivo foi reconhecer os resultados de aprendizagens dos estudantes da EJA, nas áreas de linguagens, da matemática e do desporto, bem como agradecer ao trabalho de gestores, pedagogos, professores, assessores e gerentes pedagógicos da Semed.

A cerimônia contou ainda com a presença da diretora do Departamento de Gestão Escolar (Dege), Marcíonilia Bessa, do Coordenador de Desporto Escolar (ordesp) da Semed, Ronnie Mello, da Gerente da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja) ,Alina Bindá, representantes de faculdades da cidade, entre outras pessoas.

Marcionília Bessa, que na oportunidade estava representando a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, destacou que as três ações são planejadas para contribuir no aprendizado e na permanência do aluno do noturno.

“Essas ações são desenvolvidas em prol da permanência e do aprendizado do aluno. São pensadas para que o aluno do noturno se sinta bem e valorizado, porque estudante do noturno é um público diferenciado, que trabalha durante todo o dia, por isso, já vem de uma carga de trabalho. Por isso, precisamos adequar o ensino a realidade deles, inseri-los em um ambiente agradável e promover atividades motivadoras como essas”, disse.

As ações foram coordenadas pela Gerência de Jovens e Adultos, em conjunto com   coordenação de Desporto Escolar da Semed. Segundo a Gerente de Educação de Jovens e Adultos, Alina Bindá, as ações aconteceram de forma interdisciplinar nas escolas, ou seja, envolveram várias disciplinas e métodos pedagógicos para atrair a atenção e o interesse dos alunos.

“Todos esses projetos trabalhados durante todo ano têm caráter interdisciplinar, isso quer dizer, envolvem toda comunidade escolar com intenção de dá um outro movimento no ensino noturno”, destacou Alina.

Premiação
Primeiro foram premiados com troféus e certificados  gestores vencedores por Divisão  e Segmento da  VIII edição do Concurso Escola Leitora. Em seguida, foram entregues troféus a gestores, certificados professores e medalha a alunos vencedores da 10ª da Olimeja. E por fim, foram entregues troféus a gestores e professores das escolas participantes da 7ª Municipíadas Noturnas.

Ao todo, foram mais de 50 pessoas premiadas, entre educadores e alunos. A Escola Municipal Antonina Borges de Sá ganhou na modalidade 1º segmento no Concurso da Escola Leitora pela Divisão Distrital Zonal (DDZ)  Leste I.  O gestor da unidade, Frank Nogueira, salientou o que premiação representou para ele enquanto educador.

“A minha sensação é de dever cumprido como educador, não pela  premiação em si, mas por saber que o trabalho que realizamos na escola ao longo ano teve um  resultado positivo, ou seja, para mim em enquanto educador essa é maior conquista”, enfatizou.

Já Júlio Cardoso, de 16, estudante da Escola Aristides Barreto, foi campeão no 2º segmento na Olimeja 2019 pela Divisão Distrital Oeste. Sobre a competição, ele ressaltou que é uma boa forma de aprender matemática.

“Confesso que aprender daquele jeito tradicional é muito chato, mas dessa forma descontraída é melhor, porque é menos tenso, é mais estimulante e interessante. Por isso, gostei da Olimeja, porque ela é uma atividade assim, que faz a gente aprender de forma uma legal, por meio de disputas em que temos a oportunidade de  interagir  e conhecer outras pessoas. Eu adorei a competição”, salientou o aluno.

Ações
O Concurso Escola Leitora, que faz parte do projeto Círculo de Leitura,  tem por objetivo valorizar e socializar as experiências exitosas desenvolvidas pelos estudantes, professores e equipe pedagógica com atividades que envolvem Leitura e Escrita na EJA. A atividade acontece desde fevereiro e se estende até o mês de novembro.

As Municipíadas Noturna ajudam a propiciar aos estudantes da EJA  a vivência com os esportes e com isso, ajuda a estimular  habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas que extrapolaram o campo desportivo, servindo como referencial para a vida dos mesmos. Em 2019, a ação foi realizada no período de 10 a 17 de setembro, teve oito modalidades esportivas e contou com participação de mais de dois mil alunos.

A Olimpíada de Matemática da Educação de Jovens e Adultos – OLIMEJA, tem a intenção de promover o estudo da matemática de uma diferenciada por meio de uma disputa saudável, envolvendo alunos do 1º segmento, o que corresponde as turmas do 1º ao 5º ano do ensino regular e 2º segmento, do 6º ao 9º ano. Assim como o Concurso Escola Leitora de fevereiro a novembro.

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054