12/06/15 | 15:57
Semed realiza mobilização para sensibilizar alunos e professores do Ensino Noturno

Mais de 20 mil alunos do 1º e 2º segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram ao longo da semana de atividades motivacionais, culturais e pedagógicas para discutir as causas da evasão escolar no Ensino Noturno na rede municipal de ensino. A atividade faz parte da Mobilização Ninguém Fora da Escola (Monifes), que aconteceu, simultaneamente, em 84 escolas distribuídas nas Divisões Distritais Zonais (DDZs) da cidade.

A ação é realizada desde 2012 e é coordenada pela Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Segundo o chefe da Geja, Mauro Brito, o Monifes tem a finalidade de combater a evasão escolar e buscar mecanismos para manter os alunos em sala de aula.

“A ação visa fazer com que cada escola desenvolva ações pedagógicas voltadas para a redução do índice de evasão escolar no período noturno. Tanto que no Monifes as escolas são convidadas a apresentar o rendimento do alunado noturno, destacando o número de abandono, aprovados e transferidos, no quadro ‘tô dentro’”, garantiu o gerente.

Durante o evento nas escolas, são trabalhados filmes, palestras, fóruns, apresentações culturais e artísticas, sempre com o intuito de mobilizar e chamar a atenção dos alunos para a importância de concluírem a formação educacional.

A próxima ação da secretaria para discutir a evasão escolar no Ensino Noturno será o Workshop do Programa Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Promeapi), que acontecerá no mês de julho.

Ação

Umas das unidades que aderiram ao movimento foi a Escola Municipal Presidente João Goulart, localizada no bairro Santa Etelvina, zona Norte da cidade, que possui atualmente 360 alunos do 1º e 2º segmento do EJA. A unidade realizou seu Monifes na quadra poliesportiva da unidade e contou com a presença de professores e assessores pedagógicos da Divisão Distrital Zonal Norte (DDZ 3).

A ação, na escola, é realizada duas vezes ao ano, sendo uma a cada semestre. Neste ano, foi apresentado o rendimento do 1º trimestre de 2015, destacando o percentual de alunos aprovados, retidos e transferidos, além de apresentações de danças, dentre outros.

A pedagoga e organizadora do Monifes na escola, Roseny Bezerra, informou que o objetivo da escola ao promover a atividade foi propor um momento de reflexão para tratar de forma coletiva as causas e motivos que levam ao abandono e à evasão no noturno. Segundo ela, o resultado apresentado foi fruto do trabalho pedagógico desenvolvido nos seis primeiros meses deste ano, em sala de aula.

“Estamos concluindo a etapa de um trabalho que contou com uma série de atividades lúdicas e desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2015. Com isso, propomos um momento de reflexão, mas também atrativo e participativo, pois eles (alunos) têm um papel fundamental nesta ação”, destacou a organizadora.

A gestora da unidade, Marilena Gazel, salientou que ao longo do ano letivo são feitas diversas ações como esta para atrair e motivar os alunos do noturno a permanecerem na escola. “É o desporto, a dança, além de outras atividades inovadoras e motivadoras que nos ajudam a trabalhar com o público noturno, que é diferenciado”, defendeu.

Exposição de talentos

Por meio da arte, dança, desenho e pintura, os alunos demonstraram seus talentos com apresentações culturais e com a exposição de cartazes confeccionados em sala de aula, com ideias e propostas particulares. A dona de casa Ionete de Lima, aluna do 2º segmento da EJA, foi umas das participantes.

“Em meu cartaz, tentei incentivar meus amigos a terminarem o Ensino Fundamental e destaquei o que almejo para meu futuro: que é concluir os estudos o mais rápido possível, além de entrar em um curso superior e ter uma profissão”, comemorou.

Ao final da edição foram entregues certificados de honra ao mérito aos alunos que obtiveram boas notas, bom desempenho, frequência e bom rendimento no primeiro trimestre.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054