26/06/20 | 12:30
Semed realiza live com temática de educação inclusiva

Gestores, pedagogos, professores, assessores e familiares de alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed) vão poder acompanhar a palestra “Educação inclusiva: acessibilidade e acolhimento”, com sociólogo e doutor em educação do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Dalmir Pacheco, 59. O evento será realizado na próxima terça-feira, 30/06, às 19h, pelo link: @dalmirpachecooficial, e faz parte do ciclo de palestras que a secretaria, em virtude do isolamento social, devido a pandemia da Covid-19. A palestra também contará com um interprete de libras.

A programação é uma realização do Departamento Geral dos Distritos (Degd), em parceria com o Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da Semed. A intenção é promover reflexões nas diversas áreas do conhecimento aos profissionais da educação e comunidade em geral. Será a primeira live realizada para atender as questões da educação inclusiva.

“Nosso objetivo é permitir a convivência e a integração social dos alunos com deficiência, favorecendo a diversidade. Além disso, traçar possibilidades variadas para o exercício pleno do direito à escolarização. Dentro deste contexto, iremos abordar o sentido real das palavras acessibilidade e acolhimento no âmbito educacional”, concluiu Ricardo Simões, assessor pedagógico da Degd da Semed.

O palestrante Dalmir Pacheco, responsável pelo núcleo de acessibilidade do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), falou sobre a importância desse tipo de debate.

“Dentro dessa temática que vamos trabalhar, espero realmente que as pessoas entendam que acessibilidade não é só construir uma rampa, rebaixar uma calçada, ter um intérprete do lado da pessoa ou produzir um livro em braile, mas acima de tudo aquilo que chamo de cultura da sensibilidade, ou seja, tratar a temática dentro de valores e respeito de valorização ao ser humano”, comentou.

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Arquivo pessoal

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação