02/02/17 | 15:41
Semed realiza Jornada Pedagógica para educadores de escolas de Educação Integral

Reunião Pedagôgica da Educação Integral.Aldeia SOS. Fotos Cleomir Santos (16)Cerca de 90 servidores, entre gestores, professores e administrativos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) Hermann Gmeiner e Graciliano Ramos, da Escola Municipal Maria das Graças Vasconcelos (zona Oeste) e Waldir Garcia (zona Sul) participaram nesta quinta-feira, 2, da Jornada Pedagógica da Educação Integral. O evento foi realizado no auditório da Aldeia SOS, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-oeste de Manaus.

De acordo com a coordenadora do evento, a assessora pedagógica, Alina Leão Medeiros, que pertence ao Grupo de Trabalho da Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação (Semed), as quatro escolas municipais inseridas no contexto, trabalham com um total de 966 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Para a educadora, a jornada é um momento de reflexão sobre o trabalho desenvolvido durante 2016.

“Esse encontro tem o objetivo de trazer as vivencias e consolidar o projeto em si, essa concepção de Educação Integral, uma escola democrática, onde há a participação e valorização de todos os agentes, não é só o professor, mas a criança, os pais, a comunidade”, finalizou.

Reunião Pedagôgica da Educação Integral.Aldeia SOS. Fotos Cleomir Santos (19)A Educação Integral consiste no trabalho de democracia, justiça, ética, responsabilidade, autonomia, sustentabilidade, inclusão e interculturalidade. A metodologia pretende que o sujeito e agente da educação seja o aluno.

A Escola Municipal Waldir Garcia, bairro de São Geraldo, zona Sul, vai contar esse ano com aproximadamente 210 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Segundo a diretora Lúcia Cristina Cortez, a Educação Integral foi implantada ano passado e já vem surtindo bons resultados na relação escola e comunidade.

“Nossa meta esse ano é trabalhar mais a formação do professor, de ter seu roteiro de estudo semanal. Aproximarmos a família da escola e transformar os bairros em educadores. Trabalhar a Educação Integral não só num espaço dentro da escola, mas num espaço externo”, comentou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054