07/03/17 | 18:17
Semed realiza jornada de formação em saúde escolar

Cerca de 70 agentes de saúde escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão participando da Primeira Jornada de Oficinas Temáticas, como parte do Programa Municipal de Saúde Escolar da Semed, que atende alunos da Educação Infantil, Creches Municipais e do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A formação vai até a próxima quinta-feira, 9/3, no Auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os agentes de saúde escolar estão participando de palestras temáticas como prevenção em saúde bucal nas escolas, gravidez na adolescência, tuberculose/ hepatites, dengue/chikungunya/zika/meningite, primeiros socorros básicos, entre outros assuntos.

De acordo com a assessora pedagógica Elizaberth Melo, da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE) da Semed, as oficinas buscam capacitar por meio de oficinas temáticas, possibilitando a atualização dos conhecimentos nas áreas de saúde geral para os assessores das ações complementares das Divisões Distritais Zonais (DDZs) e servidores que atuam como agente de saúde escolar.

“Os agentes atuam em nossas campanhas preventivas contra a dengue, meningite, tuberculose, saúde bucal, saúde ocular, campanha da hanseníase e estamos tendo muitos êxitos por meio de ações nas escolas dentro das nossas condições”, explicou.

Semed realiza jornada de formação em saúde escolar.Fotos: Lton Santos.Com tema “Transtornos mentais na infância e na adolescência”, a psicóloga Gisele Cristina Resende, que trabalha no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) do Distrito Leste da Semsa, realizou uma palestra buscando orientar os educadores sobre o tema.

“Essa orientação é para que eles observem, identifiquem e orientem a família que procura a escola. Sabemos que as crianças manifestam muitos comportamentos no ambiente escolar e é de responsabilidade dos agentes identificar isso e fazer o encaminhamento adequado”, finalizou.

A agente de saúde Maria Neide, que trabalha há dez anos na Escola Municipal Djalma Passos, no bairro Campo Dourado, na zona Norte, disse que é importante participar da oficina, para se atualizar sobre os temas e atender satisfatoriamente os 529 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“A oficina será um suporte a mais para que possamos repassar as informações necessárias não apenas aos alunos, mas aos pais, que vão fortalecer esse aprendizado das crianças”.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054