06/06/19 | 15:03
Semed realiza IV Pré-Fórum Municipal da Educação do Campo, Águas e Florestas

A  Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta quinta-feira, 6/6, a 4ª edição do Pré-Fórum Municipal da Educação do Campo, Águas e Florestas, com tema ‘Políticas Públicas da Educação: o ecoar das vozes do campo’. Participaram do evento gestores, professores, alunos, pais e responsáveis de 32 unidades de ensino, da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural. As escolas municipais estão localizadas na BR 174, AM 010 e Tarumã da área Rodoviária.

O objetivo foi dialogar sobre as políticas públicas para a educação do campo na rede municipal de ensino de Manaus, com destaque para proposta pedagógica, eixos curriculares diferenciados para as escolas do campo, infraestrutura, turmas multisseriadas e projeto de educação itinerante. O 4º Fórum Municipal da Educação do Campo deve ocorrer no dia 19 de julho, em tempo integral, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da secretaria.

A ação faz parte do Comitê Municipal da Educação do Campo, composto por assessores de várias divisões e do Grupo de Trabalho (GT) da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed. Na próxima terça-feira, 11/6, será a vez das 53 escolas municipais da zona Ribeirinha, situadas no Rio Amazonas, Rio Negro e Puraquequara. Ao final do evento, serão escolhidos dois delegados por escolas, selecionados dos Grupos de Trabalho (GT) formado por estudantes, pais e comunitários para participar do Fórum Municipal.

De acordo com uma dos membros do Comitê Municipal e do Grupo de Trabalho da Educação do Campo da Divisão de Ensino Fundamental (DEF) da Semed, Auriédia Marques da Costa, a participação de todos é importante para ajudar a escola. “É importante e inédito para Semed, uma vez ouvindo as pessoas envolvidas que são os pais, comunitários, professores e os próprios estudantes, eles trazem toda uma realidade vivida nesse contexto de proporcionar uma qualidade de vida para educação”, explicou.

A diretora, Maria de Nazaré Freitas, da Escola Municipal Lago e Silva, na AM 010, Km 21, disse que é fundamental ouvir todos os envolvidos da zona Rodoviária, pois quem serão os beneficiados são os 185 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 5º ano da própria escola.

“Achei uma das melhores ideias esse Pré-Fórum, ainda mais com a participação dos pais, o que mostra o interesse pelas mudanças na escola com relação ao meio ambiente, a estrutura da escola e futuro dos seus filhos”, comentou.

Em mais uma participação no evento, o diretor, José Alexandre da Silva, da Escola Municipal Carlos Santos, na AM 010, Km 25, espera bons resultados, pois já conseguiu melhorias nos encontros realizados anteriormente.

“Já tivemos uma mudança no transporte escolar com a presença do monitor, e torcemos cada vez pelo progresso, porque as propostas apresentadas são ótimas e depois vamos levar para discussão no próprio Fórum Municipal, porque a realidade da nossa escola é muito diferente da urbana”, contou.

Feliz por ter participado pela primeira vez, a técnica de enfermagem, Andrea Marinho Milome, 33, mãe do aluno do 3º ano, Thiago Ricardo Milome Monteiro, 9, elogiou a chance de participação dos pais e responsáveis.

“Esse projeto é muito importante para que a escola e a Semed possam ouvir a opinião dos pais. Isso nos traz uma sensação de sermos ouvido e quem sabe buscar melhorias para a escola. Ninguém melhor do que os pais que moram e são comunitários para dizer o que é melhor ou não para os filhos”, afirmou.

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054