26/11/19 | 21:37
Semed realiza II Encontro dos Direitos da Educação de Jovens e Adultos (Edeja)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), por meio da Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), realizou na noite desta terça-feira, 26/11, o II Encontro dos direitos da Educação de Jovens e Adultos (Edeja).  O evento contou com a presença de gestores, assessores, chefes, gerentes pedagógicos, pedagogos e professores da Educação de Jovens e Adultos (Eja), e ocorreu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério, (DDPM), zona Centro-Sul de Manaus.

O objetivo foi promover um encontro entre os gestores e demais profissionais que atuam na Eja para estabelecer um momento de diálogos e discutir soluções sobre as problemáticas que norteiam o EJA em seu cotidiano escolar.

Esta foi a 10ª edição da ação, a segunda realizada este ano. O tema de destaque foi ‘O abandono escolar’, discutido entre os profissionais presentes em uma roda de conversa. Foram debatidas ainda as causas que usualmente geram o abandono escolar, tais como: violência urbana, metodologias inadequadas utilizadas pelos professores e situação de cunho pessoal dos alunos (trabalho e família). Os gestores Zacarias Macedo dos Santos, da Escola Municipal Carlos Gomes, e José Francisco da Silva, da Escola Municipal Abílio Nery, socializaram frente aos demais e relataram ações trabalhadas no cotidiano do ambiente escolar.

“Esse momento se torna importante pelo fato de proporcionar a todos o compartilhamento de ações em prol da resolução de um problema em comum, além de um momento de diálogo entre os agentes educativos sobre uma problemática vivenciada nos espaços escolares”, comentou a Gerente da Geja, Alina Bindá.

Em comparação ao ano passado, a taxa de abandono escolar da EJA diminuiu mais de 5%. A Eja colabora para educação de mais de 11 mil alunos, e possui mais de 65 unidades de ensino, além do Centro Municipal de Escolarização da Pessoa Adulta e Idosa, Cemeapi, e o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos, Cemeja.

Texto: Jéssica Salomão