11/12/13 | 15:50
Semed realiza I Simpósio de Práticas Educativas

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nesta terça-feira (10), o I Simpósio de Práticas Educativas do Sistema Aprende Brasil. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura e contou com a participação de professores, pedagogos e gestores da rede municipal de ensino.

O evento visa compartilhar as práticas exitosas por meio de relatos de experiências apresentados por professores, coordenadores, e diretores. Ao todo, 60 escolas que atendem o ensino fundamental fazem parte do Sistema aprende Brasil, que utiliza as ferramentas pedagógicas da Editora Positivo para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Ana Falcão, falou sobre o compromisso da secretaria com a educação de qualidade. “Nossa luta é para assegurar a aprendizagem de nossos alunos, temos compromisso moral com a educação e queremos conquistar os nossos professores para firmarem esse compromisso juntos com a Semed”, afirmou Ana.

O Sistema de Ensino Aprende Brasil foi criado com o objetivo de potencializar as qualidades das escolas municipais. É um sistema de ensino completo, desenvolvido pela Editora Positivo. A utilização desse sistema de ensino pelas escolas públicas é uma opção legal que dá aos municípios, por meio de suas Secretarias de Educação, autonomia de gestão pedagógica em suas escolas.

O sistema disponibiliza a seus alunos materiais didáticos e tecnologia de ponta. Isso significa oportunidades iguais, inclusão digital e, principalmente, uma formação capaz de desenvolver plenamente as potencialidades de cada aluno, preparando-o para o exercício da cidadania.

A professora Izabel Bragança, da Escola Municipal Santo Agostinho, desenvolve um projeto sobre meio ambiente com alunos do 2º ano a partir do livro didático do sistema Aprende Brasil. “Primeiro é conhecer e segundo é se apaixonar. Não quero que meus alunos leiam apenas, mas que eles viagem na leitura também”, enfatizou a professora. O livro didático serve como norte para o trabalho que a professora desenvolve com os alunos, fazendo inter-relação com outras disciplinas.