12/12/19 | 12:10
Semed realiza formatura do 2º semestre do Programa Ampliando Horizonte (PAH)

A Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) realizou na noite desta quarta-feira, 11/12, a cerimônia de formatura do 2º semestre de 2019 do Programa Ampliando Horizonte (PAH).  O evento ocorreu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona Centro-Sul de Manaus. Desta vez, foram certificados 16 alunos, oito de língua inglesa e oito da língua espanhola.

A cerimônia foi marcada por momentos de agradecimentos, falas de professores e homenagens de alunos, bem como apresentações culturais.

Durante o evento, a secretária municipal de educação, Kátia Schweickardt, destacou que o trabalho do Programa Ampliando Horizonte vai muito além do repasse de conteúdos da língua inglesa e espanhola.

“O Ampliando Horizonte representa muito mais para nós da instituição, do que para cada um para vocês (alunos). Ele representa para nós (Semed) a possibilidade de nos conectarmos com outras realidades. Eu sei  que o Ampliando não trabalha só a questão da língua em si, ele também foca na  questão da cultura de outros países, por meio dos quais os alunos entram em contato,  mediado pela língua, isso que é  muito interessante. Além disso, o PAH amplia a possibilidade de produzir conhecimento”, disse a secretária, que também elogiou o esforço dos alunos que chegaram até o final da formação.

“Toda vez que temos uma jornada extensa, em que entramos pela noite, não é fácil, porque temos que abrir mão do nosso lazer, daquele momento com a nossa família, do nosso momento de reflexão e não é fácil. Por isso, aqueles que persistiram de fato vão colher os frutos, tenham certeza disso.  Parabéns a todos que chegaram até o final”, completou.

PAH
O Programa Ampliando Horizonte tem o objetivo de oportunizar a valorização e a qualificação profissional dos  servidores da rede municipal de ensino, bem como de seus dependentes, com aulas de Língua Inglesa e Espanhola, oferecidas  gratuitamente durante o período de três anos a cada curso.

O programa existe desde 2010. De lá para cá, quase 650 alunos beneficiados concluíram o curso e receberam a certificação.

A coordenadora do Programa, Suellen Gomes, salientou na solenidade que o programa tem tido êxito por conta da elevada capacidade técnica dos professores e das constantes estratégias de melhorias realizadas para tornar os cursos mais atrativos.

“O Programa é composto por profissionais qualificados nas áreas de Língua Inglesa e Espanhola e prioriza pela formação continuada aos professores. Estamos sempre buscando nos atualizar com as inovações tecnológicas e metodológicas. Sendo assim, incentivamos nossos alunos a aprender os idiomas de maneira atrativa e significativa, por isso conseguimos resultados tão exitosos” destacou Suellen.

Formandos do segundo semestre de 2019
Os finalistas começaram a estudar no segundo semestre de 2016. Ao longo desses três anos foi estimulado neles   habilidades de ouvir, falar, ler e escrever em outro idioma. Com isso, o Programa abriu um leque de possiblidades aos alunos, que agora podem, por exemplo, pleitear uma vaga de mestrado ou doutorado, além de se comunicar com estrangeiros em uma viagem no exterior e utilizar dessa formação para fins profissionais. Vale ressaltar que todos os professores que trabalham no PAH fazem parte do quadro funcional da rede municipal de educação.

O PAH procura proporcionar não apenas o curso de idiomas, mas também   contribui na busca de sonhos que dependem do conhecimento de uma língua estrangeira e na   realização profissional das pessoas.

Este é o caso de Taís Feitosa da Costa, professora de educação infantil da Escola Municipal Lucilene de Sena Guimarães, que trabalha com alunos venezuelanos, para ela concluir o curso foi uma motivação profissional e pessoal.

“Senti a necessidade de fazer esse curso porque atendo alunos venezuelanos e tinha muita dificuldade para me comunicar com eles, além disso, também tenho o sonho de fazer um mestrado em um país que tem o espanhol como língua pátria, como é caso da Espanha. Por isso, hoje estou com o sentimento de dever cumprido e muito feliz por ter conseguido esse feito, que a mim representa uma vitória, uma conclusão de uma fase da minha vida”, disse.

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054