02/04/14 | 17:16
Semed realiza formação para 200 monitores do Projeto Reforço Escolar

Cerca de 200 bolsistas do Programa Bolsa Universidade que irão atuar como monitores do projeto de reforço escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed) passaram por formação pedagógica nesta terça-feira, 2. Eles conheceram a metodologia do Projeto Reforço Escolar – Tempo de Superação e o encontro ocorreu na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Parque 10, zona Centro-Sul. Neste ano, o projeto irá atender 16 mil alunos de 200 escolas municipais.

Os monitores são acadêmicos dos cursos de pedagogia e licenciatura em língua portuguesa e matemática, que irão atuar no projeto como contrapartida ao benefício recebido pela prefeitura por meio do Bolsa Universidade.

Segundo a coordenadora do Reforço Escolar, Neuza Viana, a reunião serviu para orientar o trabalho a ser desenvolvido e apresentar a rotina das escolas. Foram explicados como devem ser preenchidos os diários de classe e as frequências dos alunos.

“Essa formação foi para explicar a parte burocrática e pedagógica das ações na escola. Eles foram informados, também, de como devem se portar e como se vestir. Além disso, foi explicada a importância que o projeto tem no desenvolvimento das crianças e que eles são peças chaves nesse processo”, ressaltou.

Rina França está cursando o terceiro período de pedagogia e será uma das monitoras do projeto. Adquirir experiência no meio acadêmico é uma das metas da estudante.

“Estou bastante empolgada com essa oportunidade. Será uma experiência importante que me ajudará no desenvolvimento. Muitos não gostam dessa contrapartida, mas eu realmente acredito que será muito bom para mim”, disse.

Projeto

O Projeto Reforço Escolar – Tempo de Superação, que teve início em 2013, é desenvolvido pela Semed em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (ESPI) e disponibiliza aulas de reforço para alunos de 1º ao 5º ano que tenham dificuldade de aprendizado nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Os alunos terão o estudo reforçado no contraturno das aulas curriculares.

Texto: Thiago Botelho

FOTOS: Cleomir Santos

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 3632-2054