22/10/19 | 17:18
Semed realiza evento em alusão ao ‘Outubro Rosa’

Como parte das ações do Outubro Rosa, realizadas durante todo este mês, a Secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus) realizou na tarde desta terça feira, 22/10, uma programação especial voltada principalmente para as servidoras do órgão. A ação, que contou com a palestra ‘Câncer de mama e Colo de útero’, ocorreu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), na zona Centro-Sul de Manaus. O médico Jefferson Cardoso foi o palestrante.

O quadro da Semed é composto atualmente por 16 mil servidores, entre homens e mulheres, e deste total, 77% são servidoras. Por ano, aproximadamente 70 servidoras do órgão são diagnosticas com câncer de colo de útero e de mama.

Segundo a chefe do departamento de pessoal da secretaria, Altina Magalhães, a ação serve para intensificar a prevenção do câncer de mama e colo de útero e diminuir a incidência dessas patologias entre as servidoras.

“Partindo do princípio que temos 16 mil servidores, que deste total 77% são mulheres e que temos uma média muito triste de 70 servidoras acometidas dessas duas doenças, a Secretaria está aqui de braços abertos, arregaçando as mangas para intensificar mais uma ação de prevenção, para alertamos nossas servidoras e diminuirmos este dado estatístico lamentável”, explicou Altina.

Palestra
Durante a abordagem da temática o especialista ressaltou que a qualquer sinal das patologias a mulher deve procurar  ajuda médica, porque o diagnóstico  precoce é determinante para realizar  tratamento adequado para  evitar a morte de pessoas que venham a ter  câncer. O médico ressaltou ainda fatores de risco, possíveis causas das patologias, formas de prevenção e tipos de tratamento para ambos tipos de câncer.

“É importante saber que esses dois tipos de câncer têm cura se a pessoa for diagnostica no início da doença, mas para isso é necessário que a qualquer sinal a mulher procure um médico. É importante também que a mulher conheça seu corpo e tenha o hábito de fazer o autoexame no caso do câncer de mama e fazer o preventivo no caso do  câncer de colo de útero ao menos uma vez por ano”, destacou o profissional.

Luiza Ribeiro, auxiliar administrativa, lotada no setor de lotação da Semed, estava atenta aos dados e informações expostas pelo médico. “Eu não sabia, por exemplo, que a coloração diferenciada no mamilo do seio pode ser um fator de risco para o câncer de mama. Enfim, achei bastante esclarecedora a palestra”, frisou.

 

Texto: Emerson Santos
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054