12/01/17 | 10:05
Semed realiza encontro preparatório para jornada pedagógica

Encontro Preparatório para jornada pedagógica. Aud. Semed. Fotos Cleomir Santos (4)Chefes de divisões e gerentes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se reuniram, nesta quarta-feira, 11, no auditório da secretaria para definir as orientações pedagógicas e diretrizes que serão apresentadas e discutidas durante a jornada pedagógica, que acontecerá de 23 a 27 de janeiro, que será realizada na Escola Municipal de Educação Especial, André Vidal de Araújo, com os gerentes e assessores pedagógicos das Divisões Distritais Zonais (DDZs) da Semed.

Durante o encontro desta segunda-feira, os responsáveis pela Divisão de Ensino Fundamental (DEF), Educação Infantil, de Avaliação e Monitoramento, Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), a Divisão de Apoio a Gestão Escolar e suas gerencias, explicaram sobre as propostas de cada setor para jornada pedagógica.

“Esse momento é importantíssimo, primeiro para que todos conheçam o material que será trabalhado nas escolas. Segundo, porque é um momento que está sendo pensado como nós estaremos alcançando os assessores pedagógicos para que eles estejam bem preparados para subsidiar o trabalho escolar”, afirmou a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Marcionilia Bessa, que ainda acrescentou como será o trabalho de avaliação da secretaria.

Encontro Preparatório para jornada pedagógica. Aud. Semed. Fotos Cleomir Santos (5)Segundo ela, a partir deste ano, o acompanhamento do trabalho nas escolas vai ser feito a partir da planilha de assessoramento pedagógico, onde vão constar todos os dados daquilo que o assessor pedagógico deve acompanhar na escola.

A Chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAN), Núbia Pinto Breves, disse que a proposta do setor é explicar como será realizado as diversas avaliações e suas diferenças ao longo do ano letivo para medir o grau de aprendizagem dos alunos do município de Manaus.

“A proposta é destacar as avaliações externas e de largas escalas, que é bem diferente da avaliação da aprendizagem, que às vezes se confunde muito. A avaliação em larga escala mede o desempenho do aluno e da educação do município. Nós temos várias avaliações de orientações, como da ADE, que é da Semed e temos as externas, como a Provinha Brasil, Prova Brasil, entre outras”, comentou.

A gerente de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed, Aldemira Câmara, considerou importante a reunião com todos os setores para socializar a orientações de cada departamento e padronização das informações para jornada pedagógica, que será implantada ao longo do ano letivo.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054