17/10/19 | 16:26
Semed realiza encontro formativo sobre a Matriz da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE) 2020

Com o intuito de aprimorar o processo avaliativo para o ano letivo de 2020, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio de sua Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), realizou nos dias 16 e 17/10, o encontro formativo sobre a estruturação da Matriz da Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE)/2020. A ação foi destinada a todos os servidores da DAM e ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, localizada no bairro Flores, na zona Centro-Sul de Manaus.

A ideia é desenvolver melhorias para o próximo ano letivo, uma vez que a última ADE deste ano já ocorreu, e os resultados serão mensurados. E para 2021, a Semed trabalhará com base no Referencial Curricular Amazonense, recém aprovado pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), e na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

“Em 2020 vamos continuar com a nossa matriz de referência, que é o que dá suporte para elaboração dos itens da ADE. Já iniciamos as novas diretrizes para o ano que vem levando em consideração a BNCC, o referencial curricular amazonense”, explicou a chefe da DAM, Núbia Breves.

O formador Anézio Mar, responsável por trabalhar com os descritores de Matemática, disse que a matriz que eles trabalham tem como referência as competências e habilidades presentes na BNCC.

“Estamos construindo essa matriz 2020 buscando habilidades e  competências que estejam contempladas na base e na atual proposta, daí a nossa oficina para que façamos esse encontro entre as duas, e consigamos ter uma matriz que atenda a nossa proposta atual da Semed, quanto a base”, declarou.

Para a assessora Nataliana Paiva, esses momentos formativos realizados pela DAM são relevantes pelo processo de reflexão sobre a própria ação da Divisão, e eles conseguem se debruçar sobre os documentos que a Semed tem, como o referencial e a BNCC.

“Documentos relevantes para a construção de uma matriz de uma avaliação de larga escala, mas que tem uma característica mais voltada para as nossas necessidades locais. Os documentos oficiais são importantes, mas não podem ser os únicos documentos que farão parte do nosso processo de avaliação na Secretaria”, finalizou Nataliana.

Texto: Alexandre Abreu
Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054