02/04/14 | 8:44
Semed realiza Encontro de Coordenadores do Programa Mais Educação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na manhã desta terça-feira, 1º, na sede da secretaria, o Encontro de Coordenadores do Programa Mais Educação. No evento, foram repassadas e discutidas as orientações gerais do programa para 2014 que serão aplicadas nas 299 escolas municipais que aderiram ao Mais Educação.

O programa é uma estratégia do Ministério da Educação (MEC) para induzir à ampliação da jornada escolar e as escolas que aderem a ele desenvolvem atividades na área de educação ambiental, esporte e lazer. Em Manaus, o programa atenderá 34.852 alunos do 1º ao 9° ano do município e será realizado no contraturno.

Participaram do encontro todos os coordenadores das escolas que fazem parte do programa. Em pauta, os repasses do governo federal para execução de seis meses do projeto, a operacionalização do programa nas escolas, formação das turmas, entre outros assuntos.

A novidade deste ano é a inclusão dos estudantes do primeiro ano, oriundos do programa “Alfabetizando na Hora Certa”, que conta com mais de 50 atividades. A escolha delas fica a critério das instituições de ensino, de acordo com o perfil pedagógico de cada uma. É obrigatório desenvolver atividades para letramento, matemática e orientação de estudo e leitura.

Dentro do projeto, os alunos das escolas municipais da zona rural são beneficiados com o programa “Campos do Conhecimento”. Todas as atividades têm um acompanhamento pedagógico da Semed. Os trabalhos são desenvolvidos com turmas formadas por 30 alunos, com exceção as atividades de “Orientação de Estudos e Leitura”, que contam com 15 estudantes.

Segundo coordenador do Programa Mais Educação na Semed, Anderson Rodrigues, os responsáveis pelas unidades de ensino receberam toda orientação possível sobre como atuar com os alunos na escola.

“Esse primeiro encontro com eles foi voltado para os repasses e orientações gerais do programa. Nós enfatizamos, principalmente, a questão pedagógica de como trabalhar com os alunos sobre a atividade complementar no ensino regular. O programa tem esse foco, tanto pedagógico, quanto financeiro como suporte para as escolas na aprendizagem dos alunos”, disse. Rodrigues contou que o Mais Educação contempla, em cinco horas de atividade semanal, o trabalho pedagógico, emocional e esportivo, além desenvolver talentos e outras habilidades.

O coordenador do Programa Mais Educação na Escola Municipal Iran de Lima Caminha, no Jorge Teixeira, zona Leste, Vicente de Paulo Dourado de Menezes, trabalha no local com 125 alunos, com orientação em português, matemática, xadrez, capoeira, jornal e horta escolar.

Com alunos do 2º ao 5º ano, a Escola Municipal Escritor Lima Barreto, no bairro Tarumã, zona Oeste, trabalha com o Programa Mais Educação há dois anos, com 125 estudantes e cinco atividades: orientação de estudo e leitura, Liga pela Paz, tênis de mesa, meio ambiente e taekwondo.

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Rodemarques Abreu/Semed

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed): 3632-2054