18/11/19 | 13:39
Semed realiza encerramento do projeto Coaching na Educação de 2019

Considerado pioneiro no Brasil, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou o encerramento do projeto Coaching na Educação, nesta segunda-feira, 18/11, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), zona Centro-Sul de Manaus. Participaram aproximadamente 7 mil pessoas, entre alunos do 1º ao 9º do Ensino Fundamental, gestores, professores servidores do curso ‘Team Coaching Life’, de abril a novembro, por meio da metodologia do Coaching Integral Sistêmico.

Com 40 horas, as aulas foram ministradas na DDPM  para educadores, uma vez na semana. Já os alunos receberam a formação nas escolas, dentro da programação da carga horária, também uma vez no mês.

O objetivo do encerramento foi socializar os resultados positivos adquiridos no ano letivo. O curso proporcionou aos participantes a prática de exercícios e ferramentas do método CIS, descobertas das neurociências, física quântica, psicologia positiva, programação neolinguística (PNL), química orgânica, entre outros assuntos.

A master coach, Cybele Monteiro, responsável pelo projeto na Semed, destacou o projeto pioneiro da rede municipal de Manaus no País. Para ela, os resultados são positivos nas escolas, seja com os educadores ou com alunos.

“O Coaching na Educação é algo inovador e gera muitos resultados positivos para rede, porque o servidor que trabalha a sua inteligência emocional é um servidor mais proativo, positivo, otimista e que gera mais resultados dentro da sala de aula ou dentro de cada setor da Semed”, comentou.

A diretora Regina Coeli Martins, do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Abelhinha, bairro Corado, zona Leste, participou da programação com a palestra ‘Coaching financeiro’. Segundo a educadora, que participou do curso em 2017, contribuir com seu aprendizado com outros colegas e alunos, tem muito valor.

“Nossa meta é levar para os professores que estão concluindo o curso, uma responsabilidade com sua vida financeira. Isso a gente consegue passar de uma maneira clara, evidenciando e fazendo algumas pontes com a nossa realidade no dia a dia sobre a educação financeira”, comentou.

Para professora Maria Jarcilene Barbosa Maciel, da Escola Municipal João Goulart, bairro Santa Etelvina, zona Norte, foi uma oportunidade única participar do curso.

“O coaching é muito importante na vida de qualquer ser humano, porque forma tanto na vida pessoal de lidar com a família no geral, e profissional de conviver com os amigos em fazer com que eles entendam que a vida pode ser mais feliz. O coaching oferece, dispõe todos esses benefícios e dá esse suporte sobre tudo isso”, disse.

A aluna do 9º ano, Maria Eduarda Almeida, 14, da Escola Municipal Poetisa Cora Coralina, comunidade Nossa Senhora de Fátima, bairro Cidade de Deus, zona Norte, aprendeu muito com o curso e revelou que mudou seu comportamento na escola e em casa.

“Ensinou a ter a autoestima melhor, porque a minha era péssima. Aprendi a ter ações públicas, como tenho que fazer uma boa ação, contribuir e não pensar somente em mim. Na escola era muito bagunceira, admito isso, mas agora vejo que preciso respeitar o professor e meus colegas. Além do mais, faço tudo em casa, graças a coaching que me ensinou ser uma pessoa melhor”, relatou.

 

Texto: Paulo Rogério
Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054