02/09/11 | 14:37
Semed realiza desfile cívico

Para resgatar os conceitos de cidadania e amor à Pátria, mais de mil pessoas da Secretaria Municipal de Educação – Semed desfilaram na manhã dessa sexta-feira, (02), às margens do Igarapé do Passarinho, entre as ruas I e II, bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus. Dentre os participantes marcaram presença alunos, professores, gestores, chefes distritais, o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi, o Subsecretário de Gestão Educacional, Suames Maciel e representantes da secretaria.

O desfile alusivo à Semana da Pátria contou com a representatividade das  DRE´s I, II, III e IV, que apresentaram temáticas diversificadas. As 20 escolas participantes percorreram as ruas I e II do bairro e levantaram as bandeiras do “Desarmamento”, “Paz no Trânsito”, “Desporto: Da Infância a melhor idade” e Prêmio Nobel da Paz trazendo as personalidades em destaque, dentre eles: Dalai Lama, Madre Tereza de Calcutá, Nelson Mandela, Barak Obama e outros. Destaque também para as fanfarras que deram um brilho ao evento: Fanfarra da EMEF Vicente de Paula, Síria Mamed e São Benedito.

O Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi realizou a abertura do desfile e destacou a importância do resgate dos conceitos de civismo.

“A Semana da Pátria representa para os alunos o dever cívico e de cidadania, além de conhecer a história do Amazonas e do Brasil, dos símbolos nacionais, das cores e do hino nacional que representam a estrutura da nossa Pátria. Escolhemos esse local do desfile no Igarapé do Passarinho, um espaço de respeito ao meio ambiente, onde recentemente foi distribuído mais de 3 mil mudas aos alunos e comunitários”, ressaltou Secretário.

A Chefe da DRE IV, Karina Medeiros, destacou que 4 escolas foram ao desfile e que a DRE IV trouxe a temática da “Paz no Trânsito”. “Precisamos incutir nos alunos o amor á pátria e a busca pela paz e o desfile cívico é uma das formas de lembrar esses conceitos esquecidos na sociedade e que precisamos resgatar ”, disse Medeiros.

A aluna do 7° ano da EMEF Síria Mamed, Maria Roseane, 14, afirmou que realizou um sonho ao entrar para a Fanfarra. “Desde os seis anos de idade queria entrar para a Fanfarra. Hoje me sinto muito feliz em participar e isso representa muito para mim”, disse a aluna.