02/03/11 | 9:28
Semed realiza curso de Formação pela Escola

Setenta e cinco gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), de todas as zonas geográficas da cidade, participaram nesta terça-feira (29) da ‘Aula de Sensibilização da Formação pela Escola do programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE, no Auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Secretaria.

Os diretores dos CMEIs (que constituem o Conselho Escolar da Semed) tiveram o primeiro contato para saber de como funciona, quais são os procedimentos e como deve ser trabalhado em suas unidades educacionais o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), além de outros programas desenvolvidos pelo Governo Federal.

A Formação pela Escola do Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações é uma ação do Governo Federal, em parceria com a Semed e Seduc.

O objetivo do curso é fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE, assim como, a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O curso de Formação pela Escola do FNDE será realizado de abril a dezembro e será dividido em seis módulos temáticos, com destaques para o PDDE, FNDE, Competências Básicas, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Prestação de Contas, entre outros programas destinados a educação do Governo Federal.

Cada módulo terá 40 horas, sendo divididas em duas fases: presencial com oito horas no DDPM da Semed, e à distância com 32 horas sob a supervisão de tutores (professores), que são responsáveis pelo acompanhamento e avaliação dos alunos cursistas (gestores) ao longo do ano.

“Esses educadores tiveram conhecimento de como devem utilizar os vários recursos dentro do ambiente da escola. É um curso muito proveitoso, cuja a participação de todos é fundamental para trabalhar da melhor maneira possível em sua unidade de forma exemplar em prol do ensino aprendizagem”, completou a Diretora da Divisão de Apoio a Gestão Escolar da Semed, Jussara Marques.

O Professor Davi da Silva Santos já trabalha há dois anos como tutor do curso e considera fundamental a expansão de conhecimentos. Ele ressalta como os gestores devem atuar no ambiente escolar com os vários programas oportunizados pela esfera federal. “Nós temos a função de formar os controladores sociais, ou seja, os profissionais que vão fiscalizar a aplicação e execução do dinheiro público, pois é um subsídio ao gestor pra que ele possa colocar em prática e depois dar conta de como foi utilizado esse recurso”, contou.

Segundo a gestora do CMEI João Barbosa, no bairro Japiim, zona Centro-Sul da cidade, Andréa Gonçalves Guerra, a chance de participar de um curso que ofereça mais conhecimentos é excelente para todos os educadores. “Nós temos que, a cada dia, buscar novas informações e conhecimentos para colocar em prática as doutrinas e as leis, e, de forma transparente, realizar um trabalho perfeito na escola. A Semed nós dá essa oportunidade maravilhosa de qualificação e me sinto feliz por fazer parte deste curso que será, sem dúvida, bem aproveitado por todos”, comentou.