28/02/14 | 16:40
Semed realiza carnaval da prevenção para servidores

O evento voltado aos servidores da Secretaria Municipal de Educação reuniu órgãos do estado e município e teve como finalidade conscientizar e informar as pessoas sobre a prevenção no período de carnaval.

Ao som da bateria da Escola de Samba Presidente Vargas e adereços carnavalescos, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na tarde desta quarta-feira, 26, o Carnaval da Prevenção. O tema trabalhado este ano foi ‘Folia, Sexo e Diversão, Só com Proteção’. O evento aconteceu no hall da Semed e foi aberto aos servidores da Semed e de outras instituições públicas.

O evento foi coordenado pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais-GACPE/Semed em parceria com a Coordenação da DST/AIDS das secretarias Municipal e Estadual de Saúde (Semsa/Susam), do Comitê de Controle da Tuberculose no Estado do Amazonas, do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e da Fundação Alfredo da Mata.

O objetivo da ação foi oferecer as pessoas informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, por meio materiais educativos, como stands, panfletos, folders, além de orientações sobre como ser prevenir no período de carnaval e entrega de preservativos aos servidores da Semed e visitantes.

A gerente de Atividades Complementares e Programas Especiais, em exercício, Lourdes Maria, destaca que o evento foi um momento oportuno para repassar informações aos servidores da Semed.

“Se trabalhamos a questão da prevenção com nossos alunos, no decorrer do ano letivo, por que não trabalhar com os nossos servidores? Tendo em vista que alguns deles, também, brincam de carnaval, consomem bebida alcoólica e não costumam usar preservativo, devido a falta de informação ou por não serem sensibilizados com esta questão tão importante (prevenção). Então, este momento é oportuno para sensibilizarmos e informamos nossos servidores a ser prevenirem”, destacou a gerente em exercício.  

Para José Carvalho, que trabalha no setor de prestação de contas, o momento une entretenimento à informação. “Adorei a iniciativa, pois além de oferecer entretenimento, está servindo para tirar dúvidas pertinentes”, comentou o servidor.

Já para a servidora Evislangia Araújo, lotada na Gerência de Desenvolvimento do Servidor, a festa contribuiu para a socialização dos funcionários.  “Momentos como este são importantes, pois além de estreitar laços entre nós servidores, nos motiva e nos aproxima”.

Carnaval nas escolas

Todos os anos as escolas realizam suas festas carnavalescas trabalhando temáticas voltadas a prevenção de drogas, DTS/Aids, exploração sexual contra crianças, entre outros assuntos, com o objetivo de conscientizar e repassar  informações pertinentes aos alunos em torno das temáticas.

 

Texto: Emerson Felipe   

Fotos: Cleomir Santos/Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação da Semed

Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054