13/02/15 | 17:12
Semed realiza carnaval com objetivo de propor entretenimento e de reflexão sobre as DST’s

Ao som da fanfarra da Escola Municipal Ana Maria de Souza Barros e dos instrumentos de sopro tocados pelos integrantes da Cooperativa dos Instrutores e Regentes de Fanfarras e Bandas do Amazonas (Cifabam) os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) dançaram e ouviram marchinhas, no Carnaval da Prevenção, nesta sexta-feira, 13, no hall da secretaria. O foco do evento era informar os servidores sobre os cuidados contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), durante a festa mais popular brasileira.

Sepertinas, confetes, máscaras carnavalescas, além de muita alegria, animação e eurofia foram os destaques da festa que reuniu servidores de diversos setores da Semed.

O evento apresentou a temática “Carnaval da Prevenção: Folia, Sexo e Diversão só com Proteção”, abordando a prevenção contra DSTs. Ele foi coordenado pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe). O objetivo da atividade foi propor um momento de descontração, mas, também de reflexão sobre as DSTs,

A psicóloga  e coordenadora do evento, Socorro Pereira, destacou a importância da atividade para os servidores da Semed. “O nosso objetivo é fazer com que servidores reflitam sobre como eles vão usar a sua liberdade durante o carnaval, mostrando materiais de cunho educativo como suporte. Com isso, esperamos que os nossos funcionários repassem estas informações e brinquem o carnaval conscientemente”, explicou a coordenadora.

 

Opinião dos servidores

 

Segundo a servidora Norma Elaine, lotada na Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), atividades que reúnem os servidores são importantes porque aumentam a relação interpessoal entre os funcionários. “Eventos como este que reunem os servidores, propõe um momento de entretenimento é algo significativo para nós, pois nos dá a oportunidade de interagirmos entre nós mesmos, de nos entregarmos”.

Para André Martins, que atua na folha de pagamento da Semed, a iniciativa da secretaria é positiva, porque trouxe uma temática relevante que deve ser abordada e discutida pela sociedade de modo geral.

“A proposta de levar aos servidores informações sobre as DSTs e meios de prevenção para estes tipos doenças é muito boa, pois quanto mais as pessoas souberem como se prevenir contra este mal, mais iremos diminuir os índices de pessoas que estão infectadas. Por isso, parabenizo a secretaria pela iniciativa”.

O carnaval consciente teve duas horas de duração. Ao longo dele, foram entregues  folders de prevenção contra DSTs, ventarolas e preservativos, que destacavam  a campanha coordenada em Manaus pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos e Humanos (Semasdh). “Não Desvie o Olhar: Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é Crime! Trabalho Infantil é Crime!”.

 

Texto: Emerson Felipe

Fotos: Rodemarques Abreu

 

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054/(92) 98842-1188