20/09/11 | 15:10
Semed realiza Caravana Pró-IDEB

Até o dia da realização da Prova Brasil, os educadores da Semed estarão realizando a Caravana Pró-IDEB que visa mobilizar a comunidade escolar para a elevação do IDEB no município de Manaus.

A mobilização está acontecendo nas 258 escolas municipais que participarão da aplicação da Prova Brasil que será realizada na primeira quinzena de novembro.

De acordo com a Diretora do Departamento de Gestão Educacional, Wissilene Brandão, mais de 60 escolas já foram visitadas pela Caravana.

“Primeiramente, identificamos a necessidade e agendamos com a escola. No dia da mobilização nos reunimos com os pais, professores, gestores e explicamos todos os passos do Simulado aos alunos. O Simulado é mais uma oportunidade de se trabalhar as deficiências dos alunos”, destacou a diretora.

Na EMEF Santa Rita de Cássia localizada no bairro do Riacho Doce, Zona Norte de Manaus, a Caravana esteve presente nessa terça-feira, (20). Os alunos ouviram as orientações dos formadores quanto aos cuidados na Prova Brasil e de como proceder no Simulado Online que consta 10 questões de matemática e 10 de português.

A gestora da escola, Simone Malveira, ressaltou a importância dessa iniciativa já que a responsabilidade por uma educação de qualidade é de todos. “Em 2009 se falava na Prova Brasil, mas de forma isolada, não tinha essa preparação para esse momento. Hoje, percebemos o envolvimento com a comunidade e a escola. Essa divisão de responsabilidades resultará com certeza no sucesso na aplicação da Prova Brasil, pois, a meta não é apenas da escola, mas é de responsabilidade de todos”, afirmou a gestora.

O aluno do 5° ano, João Victor da Silva, 11,  pontuou no Simulado Online, 13 acertos e 7 erros. Ele acredita que o Simulado ajuda o aluno a treinar seus conhecimentos. “Eu achei a prova estimulante, não achei muito difícil. Acho que me saí bem na prova, mas sei também que preciso treinar mais em casa. Pretendo acessar o simulado e continuar estudando para me sair bem na Prova Brasil”, disse o aluno.

Durante a caravana a Semed disponibiliza o uso de 80 notebooks para a realização do Simulado Online nas escolas municipais que não têm acesso à internet, além de realizar palestras informativas com os familiares, professores, equipe técnica, gestores e alunos.