17/06/15 | 16:18
Semed realiza Avaliação do Desempenho do Estudante do 2º bimestre

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza, nesta quarta, 17, e quinta-feira, 18, a Avaliação do Desempenho do Estudante (ADE) referente ao 2º bimestre do ano letivo. Cerca de 100 mil alunos do 1º, 3°, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e projeto Itinerante participam dos testes de conhecimento em língua portuguesa, matemática e ciências. Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passarão pela avaliação no mês de setembro.

O teste nas escolas da rede municipal ocorre dentro do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional de Manaus (Sadem). Segundo a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento do órgão, Núbia Pinto Breves, as provas de hoje acontecem com os alunos do 1º e 3º ano e, na quinta-feira, 18, com estudantes do 5º, 7º, 9º ano e do projeto Itinerante. De acordo com ela, agora será possível traçar uma análise em cima da evolução dos alunos da avaliação do primeiro bimestre para a do segundo.

“Tudo transcorreu naturalmente. Agora estamos com os resultados à disposição de todos os professores, pedagogos e diretores no sistema e qualquer um pode acessar e verificar como foi o andamento de sua turma na primeira avaliação. A partir de agora, como a nova avaliação, assim que sair o resultado do segundo, os próprios professores poderão fazer o comparativo de suas turmas, ou seja, ver como foi no primeiro bimestre, comparando com o segundo e verificar se houve avanço ou não para poderem trabalhar a intervenção na sala de aula”, explicou.

A Escola Municipal Francisca Soares dos Santos, localizada no loteamento Castanheira, São José IV, zona Leste, conta com cerca de 376 alunos do 1°, 3º e 5º ano participando na avaliação da ADE. A diretora Maria de Fátima disse que a unidade de ensino ficou entre as 15 melhores na classificação geral do 1º bimestre da Secretaria. Para ela, o resultado do trabalho deve-se ao esforço de toda a equipe.

“Espero que nossos alunos continuem no mesmo ritmo, que nós consigamos até resultados melhores, porque isso fortalece nosso trabalho, nos deixa motivados e nos proporciona instrumentos para visualizarmos nossos resultados para a prova Brasil. Esse ano, temos Ideb, por isso, estamos investindo na aprendizagem e acreditamos que a avaliação será uma boa preparação para o nosso aluno”, disse.

Com nove pontos no primeiro bimestre da avaliação da ADE, a aluna do 5º ano matutino, Samir Lanny, disse que não precisou estudar muito, pois sempre fica atenta às explicações da professora na hora dos simulados da escola.

“A professora sempre nos incentivou, além da minha mãe e meu pai. Na verdade, nem precisei estudar tanto, porque só da professora falar eu já entendia tudo”, garantiu.

A Escola Municipal Cândido Honório, localizada no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste, tem 561 alunos do 1º, 3º e 5º ano participando dos testes de língua portuguesa e matemática. A diretora Elizangela Brandão Souza disse que a confiança é grande no resultado dos alunos nas provas deste segundo bimestre.

“Aumentou nossa expectativa para melhorar nosso desempenho, ou seja, verificar se o currículo que estamos trabalhando com nossos alunos realmente vai fazer efeito nas provas“, salientou.

As provas da ADE deste ano servirão como preparação para os alunos do 5º ano da Prova Brasil e do 3º ano com a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA).

 

Texto: Paulo Rogério

Fotos: Lton Santos

 

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054