08/02/11 | 11:36
Semed realiza aula inaugural do Programa Ampliando Horizontes

Com o objetivo de vivenciar experiências de comunicação humana e desenvolver o ensino das línguas inglesa e espanhola, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, nesta segunda-feira (7), a aula inaugural do Programa Ampliando Horizontes, no auditório do Departamento de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizada na Vila Amazonas, zona Centro-Sul da cidade.

 No segundo ano da implantação do Programa, a Semed espera atender aproximadamente mil educadores, entre professores, pedagogos e gestores da rede municipal de ensino. O aprendizado dos educadores vai permitir mais qualificação e compreensão das possibilidades de visão de mundo e de diferentes culturas, além de permitir o acesso à informação e à comunicação internacional, necessária para o desenvolvimento pleno do aluno na sociedade atual.           

 Ano passado, a Semed, teve 629 educadores nas aulas de língua inglesa e espanhola, distribuídos em 22 turmas, e obteve um índice de permanência positivo de 70,54% em sala de aula.

 Este ano, a Secretaria, disponibiliza 359 novas vagas, um aumento de 36,34% do total aos educadores que desejam aprender uma língua estrangeira. Foi contratado mais um professor, totalizando oito educadores, sendo cinco de inglês e três de espanhol. As aulas para os alunos antigos serão realizadas de segunda a quinta-feira, ficando a sexta-feira disponível aos alunos iniciantes e o sábado destinado aos educadores que não tem tempo disponível durante a semana.

 “O ano de 2010 foi excelente para nós em todos os sentidos, principalmente pelos resultados obtidos junto a esses educadores. Fizemos até uma pesquisa com o sucesso destes profissionais da educação sobre o lado positivo da participação deles como aluno em sala de aula”, destacou a Coordenadora do Programa, Márcia Reston Machado.

 Há dez anos atuando como Professora de Língua Inglesa, Maria do Perpétuo Socorro Sotero da Silva foi à responsável por uma das turmas ano passado e ressalta a importância da implantação do programa, que veio para ajudar os próprios professores no aprendizado de outros idiomas. “A expectativa é de continuar o projeto e se firmar cada vez mais, porque foi muito bem aceito pela nossa clientela educacional. Acreditamos que vamos continuar com o mesmo empenho e trabalho, em prol dos nossos alunos e de seu desenvolvimento pessoal e profissional”, contou.

A Professora de Língua Espanhola, Natália Maria Henrique Rocha, explica que o idioma é importante para qualquer pessoa. “A língua espanhola é a terceira mais falada do mundo e, em termos comerciais, é a segunda. A nossa proximidade com os países que falam espanhol é grande e essa relevância de aprender o idioma é muito destacada. Os alunos estão ansiosos em retornar e tem me ligado para começar logo as aulas e dar sequência no aprendizado”, comentou.