03/08/17 | 14:13
Semed realiza atividades durante agosto dourado nas Creches Municipais

As dez Creches Municipais da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estão com uma programação alusiva à campanha ‘Agosto Dourado’, conforme Lei Municipal nº 1.925, de 13/11/2014. Esse ano, o tema principal é “Aleitamento materno e paternidade: juntos pela amamentação”, com atividades que iniciaram já no final de julho, envolvendo alunos, país, mães, responsáveis e equipe escolar. A programação é destinada aos 1.601 aos alunos atendidos pelas unidades, e acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O objetivo é orientar e sensibilizar as mães e pais sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento saudável dos bebês. A programação conta com os técnicos de enfermagem e enfermeiros das creches, odontólogos e psicólogos das UBSs.

Palestras educativas sobre mitos e tabus que prejudicam a amamentação, Hora do Mamaço, contação de história, apresentação de painéis das atividades realizadas sobre o tema, coleta de frascos de vidros para doação ao banco de leite materno, entre outras atividades, fazem parte da programação.

A enfermeira coordenadora da equipe multiprofissional das creches da Semed, Debora Napoleão de Sena, ressaltou o trabalho que é realizado desde 2014 em todas as unidades, mas principalmente com a temática desse ano, que procura orientar, conscientizar e contar com a participação de todos.

“Esse ano estamos trabalhando também com os pais, incentivando e orientando sobre a importância deles participarem desse momento. Esse trabalho que a Semed presta é fundamental, porque muitos desconhecem os benefícios da amamentação, tanto para as mães, quanto para as crianças”, comentou.

A Creche Municipal Maria Luiza da Conceição Silva, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, iniciou sua programação na terça-feira, 1/8. A diretora Andrea Vale da Silva disse que as atividades envolvem as 170 crianças da creche, além dos pais, mas fez questão de ressaltar a coleta de leite materno para maternidade Ana Braga.

“Estamos conscientizando sobre a importância das famílias de estarem amamentando, os benefícios voltados para as crianças e para própria mãe. Estamos fazendo uma ajuda de doação dos vidros de leite materno para o banco de leite de Manaus, para conseguir amamentar outros bebês que, por algum motivo, as mães não conseguem fazer”, contou.

A educadora Viviane Oliveira Araújo, 39, mãe da aluna Laura Oliveira Lira, 2 anos, participou da palestra e da programação da creche e falou sobre a experiência. “As informações foram úteis para todos nós, porque tem pais que não tem muitas informações e vendo o vídeo e a prática entenderam tudo, além do mais, muitos tiraram muitas dúvidas com os palestrantes durante a programação”, disse.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Divulgação gerência de Creches

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054