21/08/19 | 9:01
Semed realiza atividade alusiva à Semana da Pessoa com Deficiência

Em comemoração à ‘Semana da Pessoa com Deficiência’, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza até o dia 28 deste mês uma série de atividades destinada aos alunos, educadores da rede municipal de ensino e ao público de modo geral. Nesta quarta-feira, 21/08, ocorreu o seminário de Educação Especial ‘Valorizando as aprendizagens, além das deficiências’, na Universidade Paulista (Unip), na zona Centro-Sul, aberto aos professores municipais.

A ação contou com apresentações culturais das escolas Francineide Vasconcelos da Silva e Aristophanes Bezerra Castro, além de quatro salas temáticas que abordaram a deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, deficiência auditiva e surdez e, ainda, o atendimento educacional especializado e tecnologias assistivas. O palestrante foi o professor doutor Renato Pinto.

Segundo a gerente de educação especial da Semed, Daila Menezes, o foco principal da programação é promover o respeito a diversidade.

“Atividade de hoje teve o objetivo de difundir os estudos e as pesquisas da modalidade da educação especial. Nesta quinta, terá exposição de trabalhos e de propostas exitosas que são desenvolvidas nas escolas inclusivas do município. Tudo isso tem o objetivo de trazer uma proposta com respeito à diversidade de alunos atendidos pela Semed, independentemente de ser pessoa com deficiência ou não, porque a semed entende que a sua prática pedagógica  deve ser inclusiva”,pontuou.

A professora da sala de recurso da Escola Municipal Helena Silvia Bonetti, Geisiane Ferreira, participou do Seminário de Educação Especial em dois momentos, durante a palestra e na sala de temática que tratou do tema ‘deficiência visual’.  Segundo a educadora a programação é importante para melhorar o fazer pedagógico do professor em sala de aula.

“Sempre procuro participar de atividades como essa, porque elas sempre contribuem no fazer pedagógico, me proporcionam novas metodologias de ensino e esta em especial, estou adorando, porque está sendo bem diversificada”, disse.

Workshop
O Workshop será realizado nesta quinta-feira, 22/8, no Millenium Shopping, localizado no bairro Chapada, zona Centro-Oeste de Manaus. A atividade vai expor projetos e boas práticas da modalidade de educação especial realizadas em sala de aula por meios de 15 estandes de 13 unidades da secretaria e mais dois da Gerência de Educação Especial da Semed. Terá ainda apresentações culturais de escolas convidadas.

Texto: Emerson Santos
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054