01/03/12 | 12:52
Semed realiza ações contra Bullyng nas escolas municipais

Mais de 100 escolas municipais estarão realizando nesta quinta-feira, (1° de março), ações educativas de combate ao bullyng lembrando o Dia Municipal de Prevenção e Combate ao Bullyng Escolar.

A lei municipal 1.533, de 11 de novembro de 2010, instituiu o Dia Municipal de Combate ao Bullying, que é celebrado no dia 1º de março. A ideia é possibilitar maior conhecimento sobre o bullying na comunidade escolar objetivando contribuir para um processo de reflexão e desenvolvimento de ações envolvendo os pais, professores e demais profissionais que atuam nas áreas de educação e da proteção das crianças e adolescentes.

O objetivo das atividades no âmbito escolar visa diminuir as situações racistas ou discriminatórias que possam causar algum tipo de constrangimento ou até mesmo vitimar emocionalmente ou fisicamente a criança/adolescente.

Para a Coordenadora do Programa de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil, Eliana Hayden, as ações de prevenção e combate ao bullyng contribuem para intensificar principalmente o respeito à diversidade.

“Precisamos repassar aos nossos alunos em primeiro lugar o respeito à pessoa humana considerando as diferenças no que diz respeito à cultura, credo, orientação sexual, cor e demais aspectos que diferenciam os seres humanos”, enfatizou a coordenadora.

Dentre as atividades promovidas pelas escolas destacam-se workshops, produções de textos, trabalhos sobre a causa e a conseqüência do bullyng, palestras, peças teatrais e outros.