02/10/18 | 16:29
Semed realiza abertura do Dia “D” Brincar para alunos da Educação Infantil

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Graciliano Ramos, na zona Centro Oeste de Manaus foi o palco da abertura do Dia ‘D’ de Brincar, na manhã desta terça-feira, 02/10. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Divisão de Educação Infantil (DEI), vai envolver 117 Cmeis, envolvendo aproximadamente 44 mil crianças do maternal e 1º e 2º períodos.

As atividades vão ser realizadas pela Caravana de Educação Infantil, e a equipe formada por professores de educação física e pedagogos, vai trabalhar conceitos como coordenação motora, lateralidade, de forma lúdica, com os profissionais vestidos de personagens dos quadrinhos, como Batman, Super Homem, Homem Aranha, Coringa, Charada, Mulher Maravilha.

A ideia do evento é reforçar a importância das interações e brincadeiras, assim como os conceitos morais. O chefe da DEI, Alexandre Romano, ressaltou que o mês de outubro é especial, por isso, foi feito todo um planejamento para levar às escolas uma programação diferenciada.

“Mesmo parecendo ser uma grande recreação, na verdade está sendo desenvolvida a parte física, afetiva, social, cognitiva, além da moral, do que é certo ou errado, por isso, a temática dos super-heróis. O Dia ‘D’ é uma forma de executar o currículo escolar de uma forma diferente e prazerosa”.

Atividades

O Cmei Graciliano Ramos foi a primeira escola a receber a equipe pedagógica da Caravana da Educação Infantil. A diretora Andrea Soares da Silva, disse que o trabalho realizado com as 172 crianças do 1º e 2º períodos e maternal vão servir como aprendizado.

“É um ensinamento para as crianças, porque eles trabalham a ludicidade, criatividade, a imaginação, além da moral, que sempre tem de prevalecer sobre o mal, na qual o amor, a união, a junção da amizade são coisas boas. Esses temas nós já abordamos sempre na escola”, comentou.

Acadêmica do 7º período de pedagogia, Yara Rodrigues de Souza, 38, mãe do aluno do 2º período, Matheus Rodrigues de Souza, 6, assistiu a apresentação dos super heróis. Para ela, foi positiva a participação dos personagens, principalmente com a mensagem passada para as crianças.

“O importante é elas aprenderem a discernir o que é bom ou mal. Esse movimento é muito importante, pois é algo dinâmico e eles assimilam tudo isso”, contou.

 

Texto: Paulo Rogério Veiga

Fotos: Lton Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054