03/10/13 | 18:30
Semed realiza abertura da XVI Municipíada

Com uma programação que reuniu as 129 escolas municipais finalistas do maior evento esportivo escolar do município, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou, na manhã desta quinta-feira, a abertura oficial da XVI Municipíada. Este ano a atividade vem com o tema ‘A educação integral promovendo a paz e a solidariedade’. A cerimônia aconteceu no ginásio Nininberg Guerra, bairro de São Jorge, zona Oeste da cidade.

As unidades educacionais foram representadas por seus alunos no desfile das bandeiras, com uma apresentação que levantou o público de estudantes, professores, gestores, servidores e assessores das Divisões Distritais Zonas (DDZs) de todas as zonas da cidade.

A solenidade contou com a condução e acendimento da pira olímpica pela aluna do 5º ano, Tacila Lopes da Silva, 12, da Escola Municipal Firme na Fé, campeã dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs) e dos Jogos Escolares da Juventude de Natal, na modalidade de Luta Olímpica. O juramento dos atletas foi feito pela aluna Emmilly Rebeca Sousa dos Anjos, 14, da Escola Municipal Fábio Lucena, que representou o Amazonas também na cidade de Natal, no Badminton.

O Secretário da Semed, Pauderney Avelino, abriu oficialmente os jogos que reunirão cerca de 5 mil alunos do ensino fundamental, a partir desta quinta-feira, na modalidade de futsal. Segundo o titular da pasta, a educação caminha ao lado do esporte e a administração municipal realiza um trabalho que une os dois seguimentos educacionais.

“Eu entendo que não dá para fazer educação sem a prática saudável do esporte. A Municipíada congrega as mais diversas escolas, das mais diferentes regiões da nossa cidade. Eu lembro quando era estudante, que nós participávamos dos campeonatos, das olimpíadas municipais e até das olimpíadas nacionais brasileiras, quando eu cheguei a participar e fui quase campeão no vôlei. É um trabalho que precisa ser ampliado e nós vamos fazer isso neste ano, e nos próximos também”, comentou. Ele ainda disse que nos jogos podem ser revelados bons talentos para o esporte, como xadrez, jiu-jítsu, judô, entre outras modalidades que tem como destaque os alunos do município.

Emmilly Rebeca Sousa dos Anjos, 14, aluna do 9º ano, da Escola Municipal Fábio Lucena, representou os quase 5 mil alunos no juramento do atleta. Para ela, é uma honra ter participado da solenidade que representa toda comunidade escolar na disputa dos jogos.

“É com muita emoção e grande responsabilidade que represento todos os meus colegas. Estou feliz por isso e espero fazer uma boa campanha na competição, para minha escola”, finalizou e disse que vai participar das modalidades de atletismo e handebol.

Cinco vezes campeã na classificação geral, três como vice, duas em terceiro e uma em quarto lugar, a Escola Municipal Fábio Lucena, bairro Nova Esperança, participa da Municipíada desde sua criação e é a grande vencedora da competição em toda sua história.

“Nós priorizamos muito a participação dos alunos, não esquecendo a parte disciplinar e a socialização. Temos na escola vários projetos esportivos, como badminton, apesar de não ter na Municipíada, além do voleibol, handebol, sendo que neste último ficamos em segundo lugar no infantil masculino e terceiro no infantil feminino nos JEAs”, conta.

Ela também afirmou que a escola participará com cerca de 250 alunos em todas as modalidades coletivas, com exceção do futebol e futsal, em duas categorias e nos dois naipes.

As disputas das modalidades ocorrerão na Escola Municipal Carlos Gomes (Compensa), Ginásio Ninimbergue Guerra, Centro Social Urbano do Parque 10, Colégio Militar e Vila Olímpica de Manaus.

Os jogos serão nos naipes masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil. Cerca de 2 mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental participarão da fase final da Municipíadas.