03/04/13 | 17:25
Semed realiza Abertura da Semana da Literatura Amazonense

Dando início às atividades voltadas à literatura local na rede municipal de ensino, a Secretaria Municipal de Educação promoveu a cerimônia de abertura da Semana da Literatura Amazonense no auditório do órgão, na tarde desta última terça-feira, 02. Este ano, o tema abordado pela Semed é  O Amazonas Em Sua Literatura: Criação, Memória e Realidade.

A solenidade de Abertura contou com a presença de membros da Academia Amazonense de Letras e renomados escritores, como Gaitano Antonaccio, Elson Farias, Ana Peixoto, Celdo Braga, dentre outros. Na oportunidade, foi homenageado o escritor e poeta Tenório Telles que, por sinal, foi o palestrante do evento.

Além dos escritores estiveram presentes, professores, alunos, bibliotecários, pedagogos, chefes e gerentes das Divisões Regionais de Educação. Durante o evento aconteceu apresentação cultural do grupo de dança Garantido Show Manaus, exposições no hall do auditório das obras de escritores amazonenses que são oferecidas na rede municipal de ensino e uma palestra sobre o tema escolhido deste ano.

Segundo a responsável do evento, Loana Portela, da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais – GACPE – a Semana da Literatura Amazonense, que acontece desde 2006, trouxe ao longo de sua existência pontos positivos para a rede municipal de ensino.

“Este evento trouxe maior divulgação da literatura amazonense em Manaus, bem como ajudou os alunos envolvidos nas edições anteriores no desenvolvimento da escrita, vocabulário e na oratória”, mencionou Portela.

Programação nas escolas

De 2 a 14 de abril as Divisões Regionais de Educação e as escolas da rede municipal de ensino farão atividades culturais, tais como: exposições de livros, concursos literários, gincanas, feiras culturais, palestras, encontro com escritores entre outras atividades voltadas para a valorização da literatura.