18/08/14 | 18:04
Semed realiza 5ª Semana da Saúde do Servidor da Educação

Para prevenir e minimizar situações de riscos a saúde dos servidores da rede municipal de ensino, contribuindo para uma vida mais saudável e melhor qualidade de vida no trabalho, foi iniciada nesta segunda-feira, 18, a ‘5ª Semana da Saúde do Servidor da Educação’, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

 

De acordo com a chefe Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS) da Semed, Lúcia Regina, o número de servidores afastados por conta de problemas de saúde chega a quase cinco mil por ano.

 

“Nós do Serviço Social trabalhamos com o afastamento, os pedidos de licença médica para a Junta Médica, podemos perceber pelas nossas estatísticas, que mostra o grande número de afastamento por doenças, liderado pela ortopedia osteomuscular e, em segundo, depressão. Chegamos a quase cinco mil afastamento por ano”, relatou.

 

Os servidores, que foram ao auditório da Semed, puderam acompanhar a palestra do médico psiquiatra Leandro Boni Fajardo, que conversou sobre o que é o transtorno mental, a atuação do profissional da psiquiatria, a maneira de prevenir os transtornos mentais e ouviu os questionamentos dos servidores.

 

Ocine Alves de Oliveira, professor do Ensino Fundamental na Escola Municipal Maria do Carmo Rebello de Souza, no bairro São José 2, aprovou a realização do evento e informou que além das doenças como a depressão, os professores tem que ficar em alerta com os problemas na garganta.

 

“É muito importante esse evento, pois o servidor tem que saber as doenças que ele pode ter se ele não se tratar, essas ações ajudam a prevenir. Outro caso é o da voz, tem professor em sala de aula que não sabe usar a voz e tem muito problema, pois ele grita de forma indevida e acaba tendo problemas nas cordas vocais. Além disso, tem a postura, o problema na coluna, da forma de ficar em pé, de sentar. Eu não sabia desse número todo de servidores afastados por doenças, é um prejuízo muito grande para a educação”, disse o professor.

 

Ainda de acordo com Lúcia Regina, além das palestras serão oferecidos atendimentos médicos com clinico geral, na sede da Semed, na sala do serviço social. Terá, também, os serviços oferecidos pela Carreta da Mulher, com exames variados.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação (92) 3632-2054