30/11/17 | 10:08
Semed realiza 2º Encontro de Diretores da Educação de Jovens e Adultos debatendo a inclusão

Com o objetivo de discutir métodos de inclusão e trocar experiências de sucesso realizadas no ano de 2017, cerca de 60 gestores das escolas da rede municipal de ensino estiveram reunidos na noite desta quarta-feira, 29/11, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), localizado na Avenida Mário Ypiranga, no bairro Parque 10, para participar do 2º Encontro de Diretores da Educação de Jovens e Adultos (Edeja), cujo tema foi “Unidade na Diversidade”.

Além dos gestores, participaram do Edeja a chefe do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Marcionília Bessa e a gerente de Educação de Jovens e Adultos, Alina Bindá, que destacou a importância da realização de diálogos constantes entre professores, assessores pedagógicos e diretores. “A pedagogia do diálogo nos impulsiona e é a característica para bom desenvolvimento pedagógico, principalmente para essa modalidade, a EJA”.

Ela também salientou que o ato inclusivo é, em si, característica real da atividade escolar e que o encontro serviu para isso, para desmistificar o sentido dessa palavra, inclusão. Esse discurso foi acompanhado pela diretora do Dege, Marcionília Bessa, que ressaltou que esse diálogo sobre inclusão com os gestores é importante para alinha discursos.

“Vamos debater, entender, refletir para tomar posicionamento em relação á inclusão, como ela se dá no chão da escola. Então o gestor foi chamado para que nós, juntos, pudéssemos chegar a uma resposta sobre tudo isso, como estamos acolhendo nossos estudantes. Nossas escolas são exclusivas? Vamos aqui refletir sobre isso”.

Para os gestores presentes, o momento traz oportunidades raras de conversar sobre esse dia a dia, como contou o diretor da Escola Municipal Dom Adalberto Marzi, José Noronha. “Eu tenho participado dos encontros e para mim o mais importante é ouvir dos colegas diretores as experiências que eles têm conseguido em suas unidades, principalmente em relação ao abandono escolar, que é muito acentuado. Alguns colegas têm feito atividades que tem atraído os alunos infrequentes e a através dessas experiências, a gente aproveita para aplicar nas nossas escolas”.

O gestor da Escola Municipal Edinir Telles, Domingos Sávio, lembrou que esse encontro também serve para o planejamento das ações a serem realizadas no próximo ano. “É uma oportunidade de fazer um relato e trocar experiências sobre nosso trabalho no dia a dia, que não é fácil. Esse encontro é o último de 2017 e vamos fazer uma avaliação sobre o ano e estabelecer diretrizes para 2018, com apoio da nossa Secretaria de Educação”.

 

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054