23/02/16 | 14:07
Semed realiza 1º Workshop de Ações Estratégicas do Proemem

ASS - 23-02-16 - 1º Workshop de Ações Estratégicas do Proemem (1)Com objetivo de alinhar metas e estratégias de execução de ações para o ano letivo de 2016, diretores de departamento, chefes de Divisões, coordenadores de ações, gestores e tutores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram nesta terça-feira, 23, do 1º Workshop de Ações Estratégicas do Projeto de Expansão e Melhoria Educacional da Rede Pública Municipal de Manaus (Proemem), que aconteceu no auditório da Semed, zona Centro-Sul.

Durante o primeiro dia de evento, que vai até esta quarta-feira, 24, foram apresentados resultados alcançados por meio das ações coordenadas pelo Proemem, que tem a parceria da Fundação Itaú Social e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Foram apresentados resultados das ações do Programa de Tutoria Educacional; Programa de Reforço Escolar e Correção de Fluxo; Parceria Público-Privada; Programa de Gestores Municipais (Progem); Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional de Manaus (Sadem); e da Gestão Integrada de Desempenho Escolar (Gide).

A abertura contou com a presença da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, da subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, do subsecretário de Administração e Finanças, Luís Fabian Barbosa, e do subsecretário de Infraestrutura e Logística, Franklin Pinto, além de representantes do Itaú Social e do BID.

ASS - 23-02-16 - 1º Workshop de Ações Estratégicas do Proemem (2)A secretária ressaltou que o Proemem deve ser absorvido por toda a rede visando a melhoria na qualidade da educação. “Temos uma meta principal que é ‘Aluno alfabetizado, garantia de sucesso: compromisso de todos’, tudo que fizermos deve estar voltado para isso. Nossa principal meta é fazer educação de qualidade. É ter alunos e professores em sala de aula, nas nossas 494 escolas. São 232 mil alunos na rede que precisam do nosso trabalho ativo na ponta. Vamos participar desse workshop para nos vermos dentro desses múltiplos programas e eles poderem se integrar de modo mais efetivo a todas as nossas frentes de trabalho”, destacou.

Quatro oficinas foram oferecidas nesta terça-feira, sobre Parceria Público-Privada e Transição Escola. Na quarta-feira as oficinas serão sobre o Sadem e Formação de Formadores. Ao final de cada dia será feita a leitura dos encaminhamentos, um documento oficial com diretrizes e estratégias firmadas ao longo das discussões entre os participantes e que serão entregues à secretária da Semed.

ASS - 23-02-16 - 1º Workshop de Ações Estratégicas do Proemem (7)De acordo com a presidente do Grupo de Trabalho do Proemem, Vilma Pessoa, este é o momento de união para programar as atividades. “É o momento de unir forças para concretizar nossas ações. Nesse momento estamos trazendo alternativas de soluções importantes para que sejam implementadas na rede municipal de ensino”, destacou.

A professora Adriana Guimas destacou a importância do workshop e o trabalho feito no Programa de Tutoria, no qual ela é tutora em duas escolas da rede municipal. O programa forma tutores para orientar professores que estão em estágio probatório, funcionando com um redirecionamento das ações do professor em sala de aula.

“O Programa de Tutoria visa a prática do professor, o ajuda a ver essa prática e trabalhar em cima do que realmente ele precisa. Vamos direto ao ponto da necessidade do docente”, relatou Adriana.

As oficinas do Workshop de Ações Estratégicas acontecem nas salas da Divisão de desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed, localizado no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul.

 

TEXTO: João Pedro Figueiredo

FOTOS: Rodemarques Abreu e Deilson Lima

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054