29/08/14 | 13:16
Semed realiza 1ª Mostra de Bibliotecas Escolares da DDZ Sul

Trabalhos de alunos de 35 escolas municipais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul foram expostos nesta sexta-feira, 29, durante a 1ª Mostra das Bibliotecas Escolares. O evento, realizado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), ocorreu no Parque Municipal do Mindu, localizado no bairro Parque 10, zona Centro-Sul.

Todos os trabalhos da exposição, que teve como tema “Da Biblioteca Para o Mundo da Leitura”, foram produzidos pelos alunos nas bibliotecas das escolas, orientados pelos bibliotecários que trabalham nas unidades de ensino, como destacou a chefe da DDZ Sul, Gernia Santos.

“Essa mostra tem como objetivo dar ênfase à valorização das bibliotecas, que é um dos projetos da Semed. Dentro dessa perspectiva, desse olhar, nós decidimos fazer este evento, pois temos trabalhos maravilhosos nas nossas escolas. A biblioteca faz parte do contexto da escola e é mais uma ferramenta no processo de aprendizagem dos nossos alunos. Precisamos trazer para fora dos muros das escolas, para que a comunidade possa conhecer o trabalho dos nossos bibliotecários, com o apoio da DDZ e da Semed”, informou.

A professora Valda de Souza, da Escola Municipal Ana Mota Braga, levou seus alunos do 3º ano para conferir a Mostra e aprovou os trabalhos.

“Fomos convidados, viemos prestigiar este evento maravilhoso. Infelizmente ainda tem escola que não põe em prática o trabalho das bibliotecas e eventos como estes mostram o que de bom pode ser feito nesse espaço, para que não seja apenas um depósito e sim um lugar de novo conhecimento para os alunos”, relatou.

Rainaira Moreira, 9, informou que gosta de ir até a biblioteca de sua escola para ler gibis e escrever. “Gosto de ir até a biblioteca da minha escola gosto dos gibis e de escrever”.

Com suas obras literárias utilizadas em várias escolas da rede municipal de ensino, a professora e escritora Ana Peixoto visitou a mostra e aproveitou para fazer a doação de um audiolivro, com historias infantis contadas por ela. A obra é voltada para pessoa com deficiência visual.

“Essa Mostra é o fruto de todo trabalho, de todas as professoras que trabalham com crianças, é um trabalho do dia a dia, para despertar o interesse pela leitura e esse interesse leva esses alunos a querer escrever. Para ler você precisa motivar e para escrever você precisa treinar, e é isso que esses profissionais fazem, eles motivam os alunos. Muito boa essa iniciativa e aproveitei para doar um exemplar do mau audiolivre, que pode ser reproduzido gratuitamente pelas escolas, principalmente as que trabalham com alunos deficientes visuais”, informou.

A 1ª Mostra das Bibliotecas Escolares contou ainda com a palestra do professor Raimundo Martins, que falou aos alunos da Semed e aos universitários do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) sobre a importância da biblioteca e sobre a prática social.

Texto e Fotos: João Pedro Figueiredo

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92)3632-2054