16/06/11 | 14:56
Semed realiza 1ª etapa da Olimeja

Cerca de quatro mil alunos de 100 escolas municipais, de todas as zonas geográficas da cidade, participaram nesta quarta-feira (15) da 1ª etapa da 2ª Olimpíada de Matemática da Educação de Jovens e Adultos (Olimeja), da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A Olimeja terá um total de três etapas para o desenvolvimento das provas. O objetivo é promover o ensino e aprendizagem da matemática de maneira dinâmica, prazerosa e eficaz, bem como estimular a aprendizagem da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), propiciando oportunidade para enfrentar os desafios na sociedade.

As provas realizadas na 1ª etapa da Olimeja pelos alunos da EJA serão corrigidas pelos professores das escolas, obedecendo o gabarito fornecido pela Comissão Organizadora da Semed. As questões serão compostas de raciocínio lógico baseadas nos objetivos dos conteúdos de matemática definidos na proposta curricular da EJA do 1º segmento.

Corrigidas as provas pelos educadores das unidades educacionais, deverá ser classificado um aluno por escola, totalizando aproximadamente 100 estudantes para a segunda etapa, prevista para o dia 17 de agosto, nas Divisões Regionais Educacionais (DREs) da Secretaria.

As avaliações que compõem a 1ª e 2ª etapa serão compostas individualmente por 15 questões de múltiplas escolhas com 4 alternativas e gabarito de resposta a serem preenchidos pelos alunos.

O Gerente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Semed, Mauro Brito, ressaltou o segundo ano da Olimeja e o suporte que a Secretaria proporciona ao educador da matemática em sala de aula. “A intenção é desenvolver a disciplina da melhor maneira possível e dar motivação a esses alunos, auxiliando no ensino da matemática e buscando reduzir o abandono escolar, que assola essa clientela do período noturno”, frisou.

Na Divisão Regional Educacional (DRE) III, correspondente a zona Norte, cinco unidades educacionais participaram da Olimeja. A Escola Municipal Rubens Sverner, bairro Novo Israel, teve a participação de 90 alunos da EJA. Segundo a diretora, Marqueilze Santos Monteiro, as provas servem para avaliar de como está o desempenho dos alunos na disciplina. “Nós teremos a oportunidade de ver o resultado do trabalho pedagógico da escola como um todo, ou seja, como podemos melhorar nosso método para atender melhor nosso aluno na questão da matemática”, contou.

A Professora de Matemática da escola, Conceição Melo, procurou trabalhar com os alunos a tabuada, usando como exemplo uma cartela de bingo, com foco na multiplicação e também o jogo de domino, para a questão da adição dos números. “É muito importante nós podermos avaliar o comportamento desses alunos se realmente eles estão conseguindo assimilar o aprendizado”, comentou.

A terceira e última etapa ocorrerá dia 19 de outubro no Auditório da Semed. Serão premiados os três primeiros alunos classificados com uma TV Plasma, uma máquina fotográfica e um aparelho celular, na ordem crescente, respectivamente.