02/05/11 | 14:22
Semed reajusta salário do professor municipal em 8%

Em coletiva de imprensa na tarde de hoje (29), na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o titular da pasta, Mauro Lippi, anunciou que os mais de 10 mil professores da rede municipal de ensino terão um reajuste salarial de 8% a partir do mês de maio, que é a data base para o aumento dos salários dos profissionais do magistério do município O aumento vai gerar um acréscimo de cerca de 303,3 milhões na folha anual da Secretaria.

“Foi feito todo um esforço e uma manobra financeira para que a Semed pudesse acompanhar esse aumento de 8% na data base da categoria. Queremos consolidar o reconhecimento da Prefeitura com a classe dos professores”, disse o Secretario.

Mauro Lippi lembrou, ainda, que a Prefeitura de Manaus conseguiu dar o mesmo percentual de aumento que o Governo do Estado, mesmo sem dispor da mesma folga orçamentária que os representantes estaduais.

A Presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam), Isis Neves, disse que esse reajuste é uma vitória para a categoria, já que com o passar dos anos o salário dos professores fica defasado. Ela explica também que o aumento no Amazonas está previsto no plano de cargos da categoria.

“Esse reajuste é uma recomposição do nosso salário que com o passar do tempo fica defasado. A ideia é que futuramente possamos avançar mais com esse aumento. Na próxima terça-feira (03) vamos nos reunir em uma assembléia para aprovarmos o reajuste proposto tanto do município quanto do estado”, falou.

Com o reajuste os professores do município passam a ter, como salário inicial, vencimentos de R$ 1.372,16 reais por 20h de trabalho. Antes do o valor era 1.251,00 pelo mesmo período.

Além do anúncio do aumento salarial, o secretário Mauro Lippi destacou, na oportunidade, que novas medidas de incentivo à classe dos professores serão anunciadas pela Prefeitura de Manaus, incluindo melhorias previdenciárias para os professores da rede municipal de ensino. “Muito em breve o prefeito vai anunciar outras novidades que vão mostrar o compromisso da administração municipal com a classe dos professores”, afirmou.

2º chamada

A Semed está convocando 235 aprovados no processo seletivo para professor de nível superior realizado no ano passado. A relação dos nomes pode está disponível no Diário Oficial do Município (DOM) nº 2671 de 25/04/2011 (www.manaus.am.gov.br).

Os aprovados devem comparecer ao setor de Lotação na sede da Semed, situada à Rua Maceió, munidos de dados pessoais e de escolaridades em original e cópia, no período de 28 de abril a 12 de maio de 2011.