22/08/12 | 19:22
Semed propaga Inclusão Digital na Zona Leste da cidade

Pais e alunos da Escola Municipal Almeron Caminha Monteiro foram contemplados com o 119º  Telecentro. O Secretário Municipal de Educação esteve presente e expressou sua alegria com a inauguração.

Alegria e satisfação foi o sentimento de pais e alunos de mais uma escola da zona leste de Manaus com a inauguração do 119º Telecentro que aconteceu nesta terça feira, (21), na Escola Municipal Almeron Caminha Monteiro localizada no bairro Alfredo Nascimento. A solenidade contou com a presença do Secretário Municipal de Educação Semed, Mauro Lippi, representantes da DRE IV, gestores, professores, alunos e comunitários.

Segundo Mauro Lippi, o convênio da Prefeitura de Manaus com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) permitirá a execução e o cumprimento da meta de inaugurar até o final do ano 219 telecentros em escolas municipais.

“A entrega de 119 telecentros nas escolas municipais não é uma marca comum para ser inaugurado. Alunos de 219 escolas municipais estão sendo agraciados com esta oportunidade de ter ao seu lado esta ferramenta educacional no trabalho de pesquisa, acessos à informação global para acompanhar os acontecimentos de nossa cidade e de nosso país. É mais uma oportunidade de aprendizado”, ressaltou o Secretário.

De acordo com a gestora, Julie Cintra Levinthal, o Telecentro será uma ferramenta de fundamental importância para alunos e comunitários.

“Este Telecentro é um sonho realizado tanto para mim como para os alunos que antes tinham que fazer suas pesquisas de maneira rústica e cansativa por meio de livros e recortes. Este novo espaço vai dispor de computadores e acesso à internet para ajudar e incentivar aos discentes e a comunidade como um todo para fazer pesquisas, cursos e captação de sinal de internet via wireless”, enfatizou a gestora.

Este novo espaço é uma conquista para a escola e a comunidade, disse a representante da coordenadora do Telecentro, Cleone Pena Tavares.

“A grande maioria da comunidade não detém recursos financeiros para comprar computadores e ter o acesso à internet. Portanto o Telecentro vem propiciar a inclusão digital a todas essas pessoas. A partir deste momento os alunos farão suas buscas e pesquisas de maneira prática e segura com auxílio da internet com a ajuda de profissionais”, ressaltou a representante.

Segundo a comunitária e mãe de aluno, Eliane de Oliveira, a escola vivencia um novo momento, onde pais e alunos terão oportunidade de obter conhecimentos acerca de vários assuntos com auxilio da internet. “O bom disso, é que pais, alunos e comunitários terão acesso a esse novo recurso de forma gratuita”, enfatizou a comunitária.

“Nunca tive a oportunidade de ter um computador e de acessar internet em minha casa e muito menos na escola. Acredito que este novo espaço (Telecentro) será muito importante para minha vida, pois me trará novos conhecimentos e momentos de diversão. Acho que isso vai ser muito legal”, afirmou a aluna do 3º ano, Suane Ferreira, 8.

A Escola Municipal Almeron Caminha Monteiro atende 543 discentes da educação infantil ao 3º ano nos turnos matutino e vespertino. Desenvolve vários projetos, dentre eles, Projeto Aniversário Feliz, Viajando na Leitura, Matemática Viva, Alfabetizando na Hora Certa, Projeto Trilhas e Agenda Ambiental.