28/08/13 | 14:03
Semed promove workshop de estímulo às adolescentes


Elevar a autoestima e motivar jovens meninas a traçar metas, definir profissões e, ainda, prepará-las para um melhor relacionamento na família, na escola e consigo mesma. Esses são os principais focos do workshop “Encontro com as princesas” organizado pela Divisão Distrital da zona Oeste da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que aconteceu no auditório da escola municipal Candido Honório, para alunas das escolas municipais gerenciadas pela DDZ Oeste e que frequentam do 6º ao 9º ano com idade de 12 a 16 anos.

A ação surgiu a partir de pesquisas realizadas em outros estados que apontam que a maiorias das jovens estão adoecendo coletivamente, estão mais introvertidas, querem muito mas se satisfazem pouco, tem urgência em adquirir bens materiais e se isolam em seus quartos tendo o celular como principal companhia.

“Vimos a necessidade de realizar este encontro porque é o despertar da adolescência e precisamos preservar a essência da criança mas conscientizando para os desafios que virão”, afirmou Sâmia Dias, coordenadora do projeto Mais Educação na escola municipal São Dimas.

A aluna do 7º ano da Escola Municipal Joaquim Gonzaga, Fernanda Benarrós, 16 anos, diz que uma princesa precisa representar sua turma de sala de aula, que precisa ter disciplina e que a responsabilidade nos estudos ajuda no amadurecimento.  “Ser uma princesa é ter compromisso,  ser disciplinada, meiga, carinhosa e precisa se cuidar e cuidar dos outros. Assim, nos sentimos importantes, com autoestima e somos mais felizes”, afirmou.

Para divulgar o trabalho realizado, foi criado um blog, www.existeumaprincesaemvoce.blogspot.com.br que tem a assessora pedagógica Olinda Vasconcelos como moderadora juntamente com as princesas. No blog  são tratados diversos temas sobre a adolescência  com textos de especialistas.

Participaram do workshop as escolas municipais João Alfredo, Joaquim Gonzaga, Elvira Borges e São Pedro e Cândido Honório. Durante o evento aconteceram palestras educacional, motivacional e exercícios laborais, além de apresentações artísticas de dança.  Estão programados mais dois encontros com as princesas até o final do ano letivo objetivando investir na qualidade de vida das jovens que irão compor a base das futuras famílias de nossa sociedade.