14/06/13 | 15:38
Semed promove transparência nas creches

O departamento de gestão educacional da Semed, por meio da Gerência de Creches, realizou a cerimônia de entrega da Agenda Infantil, nesta sexta-feira, 14, no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério – DDPM. A agenda é instrumento de registro diário, utilizado para facilitar a comunicação entre creche e família, colaborando para a transparência e o fortalecimento de uma ação compartilhada na tarefa de cuidar e educar crianças.

A partir da necessidade de assegurar um melhor entendimento entre pais/responsáveis e professores, foi adotada a elaboração desse instrumento (agenda), que servirá para registro diário. “O conteúdo da agenda foi elaborado com dedicação, visando um acompanhamento integral do desenvolvimento das crianças das creches”, afirmou a gerente de creches, Wissilene Brandão.

Atualmente, a educação infantil municipal vive um processo intenso de revisão de concepções sobre educação de crianças em espaços coletivos e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas, mediadoras do desenvolvimento integral da criança.

O subsecretário Deusamir Pereira avaliou a produção da agenda infantil e a atuação das creches, para a educação básica. “Este é o momento adequado de se pensar uma pedagogia apropriada para trabalhar a base da educação”, afirmou.

 

Creches

Atualmente, há 11 creches em obras e cinco em fase final de documentação dos terrenos. Ainda em 2013 serão licitadas 44, destas, 19 serão licitadas em junho. Até o final do ano a prefeitura quer entregar 60 creches.

A matrícula de crianças em creches obedece a diretrizes estipuladas pelo MEC, que vão desde o número de crianças por metro quadrado, quanto ao número de professores por aluno conforme a idade da criança.