21/02/11 | 17:32
Semed promove Seminário Internacional de Surdocegueira e Deficiência Multipla

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu na tarde de hoje (21) o 1º Seminário Internacional “Avanços e Desafios na Surdocegueira e Deficiência Múltipla na Região Norte”. O evento foi realizado na sede da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed) onde palestrantes nacionais e internacionais explicaram ao público, em sua grande maioria formada por professores de escolas especiais, a como lidar com alunos com esse tipo de deficiência.

A Gerente de Educação Especial da Semed, Reni Formiga, explicou que o principal objetivo do evento é capacitar os profissionais desta área de atuação e informar à população que a Prefeitura oferece este tipo de educação especial.

“Temos somente dois aluno surdo-cegos na rede municipal, porém, este evento é importante para disseminar o assunto a todos os professores que trabalham com educação especial nas escolas do município”, disse.

As palestras foram feitas por profissionais que fazem parte do Grupo Brasil, que há 14 anos divulga trabalhos e traça ações para educação de surdo-cegos no Brasil. Ao todo foram seis palestras, ministradas por dois brasileiros, dois noruegueses e dois canadenses. Uma delas falou sobre o uso da comunicação tátil.

“Essas palestras fazem parte de um conjunto de ações voltadas para formações de professores que trabalham com alunos surdo-cegos”, falou a Diretora do Grupo Brasil, Denise Teperine.

Estiveram presentes no Seminário representantes de escolas estaduais e particulares da cidade. A professora Isa Andrade é pedagoga da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, que é uma escola especial para surdos e cegos.

“Vim para este seminário em busca de mais conhecimentos na educação especial, visando um atendimento mais qualificado aos alunos da escola que trabalho”, afirmou.