21/10/16 | 8:52
Semed promove Seminário de Educação do Campo

II Semin_rio de educa__o no campo . Aud. Semed. Fotos Cleomir (23)Em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 21, um curso de extensão sobre educação no campo para 46 professores de escolas localizadas na zona Rural de Manaus, onde foram discutidos projetos desenvolvidos nas unidades de ensino.

De acordo com a chefe da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Rural, Edilene Pinheiro, o curso teve início no começo do ano e a formatura acontece em novembro. As aulas foram divididas em duas frentes: tempo comunidade (com prática pedagógica) e tempo universidade (com aulas teóricas), e orientaram os profissionais do magistério a como trabalhar com classes multisseriadas.

“Esse curso foi, principalmente, para aprimorar os conhecimentos, onde o professor teve a oportunidade de pesquisar mais, para trabalhar melhor com as turmas multisseriadas. Esse aprimoramento é valioso e com a apresentação dos projetos, eles estão mostrando que conseguiram melhorar suas práticas”, disse.

Presente no evento, a Subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, destacou e que cursos de extensão são um celeiro de novas ideias.

“Eu participei de um seminário internacional de educação integral e o trabalho da educação do campo não está desvinculado da formação integral do ser humano e essa formação mostrou isso. Uma pesquisa do Porvir, uma entidade que faz pesquisas na área da tecnologia e inovação, descobriu que uma das áreas que mais existe inovação é a educação, pelas ações do professor em sala de aula”, afirmou.

Apresentações

Durante o seminário, oito projetos foram apresentados. Um deles foi o da Escola Municipal Santo André, no Rio Negro, coordenado pelo professor PauloII Semin_rio de educa__o no campo . Aud. Semed. Fotos Cleomir (24) Henrique Couto. A unidade de ensino foi transformada em um espaço de auxílio às famílias, com instruções de saúde, higiene, finanças entre outras. Ele destaca como a formação transformou o trabalho na unidade escolar.

“Esse curso de extensão ofereceu a todos a oportunidade de ir para a universidade e buscar a teoria para utilizar na prática, melhorando o trabalho desenvolvido na escola. A unidade se tornou um centro de auxilio não só para o ensino, mas para organizar, por exemplo, a produção de alimentos que é feita na comunidade. Queremos auxiliar nisso, para que eles ganhem dinheiro por meio de sua produção agrícola”, explicou.

Pós-graduação

A partir de 2017, cem professores da Zona Rural da Semed farão um curso de pós-graduação em educação no campo oferecido em parceira com a UFAM.  A ideia nasceu após o êxito do curso de extensão em educação no campo. O prazo para entrega de documentos terminou nesta sexta-feira, 21, e a previsão é que as aulas iniciam no primeiro semestre do próximo ano.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Cleomir Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054