05/10/11 | 17:02
Semed promove Semana do Livro Infantil

Fadas, bruxas, princesas e vários personagens do imaginário das crianças e dos contos infantis marcaram presença na Solenidade de Abertura da Semana do Livro Infantil, realizada nessa quarta-feira, (5), na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).  O evento contou com a presença do secretário municipal de Educação, Mauro Lippi, dos escritores Ana Maria Peixoto e Elson Farias, além de chefes, gestores, professores e alunos da rede municipal.

O secretário municipal de Educação, Mauro Lippi, ressaltou que na leitura as crianças desenvolvem o seu imaginário e criatividade. Destacou ainda que a Semed está investindo o valor de R$ 1,5 milhão  na compra de livros para compor as bibliotecas das escolas da rede municipal.“Essa iniciativa de estímulo à leitura deve ser realizada continuamente. Uma vez estimulado, esse programa abre para o aluno o gosto, o carinho e a vontade pela leitura, além de um leque para a aprendizagem e uma carga de conhecimento que levará no decorrer de sua vida. Os contos infantis ensinam as crianças a discernirem a verdade da mentira e trabalham todo o sentimento que está guardado em nós mesmos”, destacou o secretário.                                                         

Para abrir a programação cultural, os alunos Laura e Gabriel, da EMEF Sagrado Coração de Jesus cantaram músicas infantis (Samba Lelê e Escravos de Jó) com os instrumentos de flauta doce e saxofone. As atividades seguiram com várias apresentações artísticas, como duetos, peças infantis, balé, cantos e contos, contação de histórias e mediação de leitura do Projeto Mudando a História.

A escritora Ana Peixoto, que recebeu uma homenagem simbólica pelo reconhecimento de sua trajetória de educadora e escritora, lembrou da importância do estímulo da leitura nas escolas. Dentre as suas obras literárias, destacam-se As frutas do meu quintal, Sapos no quintal, Os animais do meu quintal, Quintal legal para ser feliz e Histórias de bichos da Amazônia. “Estou muito feliz de encontrar aqui alunos da escola em que aprendi as primeiras letras – Sagrado Coração de Jesus – e verificar que, nesse espaço, os professores e alunos continuam sendo estimulados a criar por meio do mundo da leitura. Para ler é preciso motivar e para escrever é necessário treinar”, ressaltou a escritora.

O escritor de “As aventuras do Zezé na Floresta Amazônica”, Elson Farias, afirmou que estimular as crianças no ato da leitura  é de fundamental importância no processo de ensino-aprendizagem.

“Incentivar as crianças à leitura resulta no desenvolvimento de sua imaginação  e no enriquecimento do conhecimento. Quando as crianças lêem, elas se interessam pelas demais disciplinas e pela leitura do mundo”, ressaltou o escritor.

A EMEF Elvira Borges localizada no bairro da Compensa, Zona Oeste, apresentou a peça infantil “Os três porquinhos” atividade inserida no projeto “Ortografia divertida” que tem como objetivo trabalhar a escrita de palavras, leitura, separação de sílabas, valores de solidariedade, ajuda mútua, além do desenvolvimento da expressão artística dos alunos.

O aluno do 2° ano, que interpretou o personagem do 3º porquinho, Eduardo Andrade, afirmou gostar muito da leitura e de participar das dramatizações na escola. “Gosto muito de ler os livros. O que mais gostei foi “Os três porquinhos”, achei a história muito engraçada”, disse o aluno.

A ação visa estimular o gosto pela leitura, além de incentivar o imaginário infantil por meio de diversas atividades culturais envolvendo o livro infantil, dentre elas: leitura recreativa, contação de histórias, recital de poesia, concursos, gincanas literárias, peças infantis, encontro com autores e mostra de livros infantis com exposição de editoras locais.

A Semana do Livro Infantil dará continuidade até o dia 14 de outubro nas escolas da rede municipal atendendo ao cumprimento da Lei Municipal n° 1.012 de junho de 2006.