17/10/12 | 11:42
Semed promove Semana da Saúde do Servidor

Para ser ter uma boa qualidade de vida é preciso cuidar e prevenir o corpo  contra malefícios que atingem a saúde. Visando isso, a Gerência de Desenvolvimento do Servidor – GDE deu início, nesta terça feira, 16, a  programação da Semana da Saúde do Servidor, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com a presença de professores, administrativos da Sede e de todas as DRE´S.

O evento conta com as parcerias da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais – GACPE, Manausmed e a Fundação de Serviço Público Municipal – FESPM.

De acordo com a chefa da GDE, Ana Alice, esta semana tem a finalidade de contribuir para prevenção de doenças decorrentes do trabalho diário de todos os servidores da Secretaria, em especial os professores.

“Se o servidor souber coisas simples acerca da sua saúde, como por exemplo: manter uma postura correta pode prevenir e evitar problemas futuros. Outra proposta desta semana é formar multiplicadores e colaboradores da saúde preventiva”, disse.

Para a psicóloga e palestrante, Ângela Vieira, esta semana irá propiciar aos professores e demais servidores a demonstração de algumas situações que acontecem no ambiente de trabalho.

“Momentos como esse preparam o professor e servidor para desenvolver a inteligência emocional, ou seja, saber lidar com os impulsos, com a falta de controle emocional  e com stress”, salientou.

De acordo com a técnica administrativa do CMEI Umberto Calderaro, Evelyn Vannelli, todos os conhecimentos que adquiriu foram válidos, mas salientou que gostaria de ter esses mesmos momentos na escola que trabalha.

“ O evento foi muito interessante, mas acredito que momentos como o de hoje deveria ser levados para dentro das escolas, afim de alcançar um maior número de servidores”, enfatizou.

A professora readaptada do CMEI Raimunda Barroso Ramires, Edileide Santana, deixou claro que a partir do conhecimento que obteve neste evento,  pôde aprender várias coisas que, inclusive, fará diferença no seu dia a dia.

“Aprender a lidar em sala de aula ou me policiar quanto à postura de docente e o meu lado emocional são as principais lições que vou levar desta palestra”, afirmou a professora.

Programação

O evento se estenderá até quinta feira, 18. Nesta quarta-feira, (17), a partir das 13h30 no auditório da Semed, acontecerá a palestra do médico psicanalista, Jhomir Uchoa, que irá enfatizar as questões relacionadas à depressão e a sua prevenção. Para encerrar a programação os servidores serão contemplados com a palestra de uma fisioterapeuta que falará acerca dos cuidados que devem ser tomados em relação à posição postural. O público esperado durante a semana é de 720 servidores.

Unidade Móvel da Mulher

A Unidade Móvel da Mulher atenderá as servidoras da secretaria até o dia 26 de outubro com exames de ultrassom, preventivo e outros. A carreta está localizada no estacionamento da Secretaria Municipal de Educação, tendo como público alvo servidores, familiares e públicos em geral do sexo feminino.

“ De acordo com a chefa da GACPE, Dircélia Ortiz, esta ação que tem a SEMSA como parceira visa oferecer a toda as servidoras e seus familiares uma melhor qualidade de vida por meio de exames preventivos,dentre eles: ultrassom, preventivo e mamografia” , afirmou Ortiz.