05/03/12 | 16:21
Semed promove semana da Educação Indígena

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio da Gerência de Educação Escolar Indígena, deu início na manhã de hoje (05), às atividades da Semana Pedagógica da Educação Indígena de 2012. Ao todo serão quatro dias de debates em torno do assunto. Estão participando do evento os professores indígenas da Semed, além dos professores voluntários das comunidades.

Anualmente a Semana Pedagógica é realizada para que sejam traçadas as metas e os métodos de trabalho que serão realizados no decorrer das atividades docentes. Durante as oficinas serão debatidos seis temas, entre eles: organização do ambiente pedagógico e elaboração do ambiente pedagógico.

Segundo a Gerente de Educação Indígena, Socorro Lima, o objetivo da Semana é alinhar as atividades pedagógicas, metodológicas e didáticas dos professores.

“Dentro do universo dos professores indígenas nos temos professores que estão concluindo o ensino fundamental, outros com o ensino médio e ainda os que cursam o ensino superior. É um universo de formação muito diferente e a parte pedagógica metodológica e didática fica perdida nesse processo, e para que a gente estruture ele dentro dos instrumentos da Secretaria de Educação e dentro do conhecimento teórico, é necessária essa formação para que eles (professores) tenham o mesmo norte”, disse.

O professor Timóteo dos Santos leciona para os indígenas da etnia Saterê-Mawé a pouco mais de três anos. Para ele a Semana Pedagógica é importante porque além da troca de informações com os outros professores, serve também para orientar a execução das atividades junto com os alunos.

“Essa semana é muito importante. É um material que nos prepara para o ano e nos incentiva a realizar os projetos na comunidade. A comunidade indígena precisa desse incentivo para que não perca sua identidade” afirmou.