19/02/14 | 12:32
Semed promove reuniões estratégicas com as DDZs

A Secretaria Municipal de Educação (Semed), juntamente com o Instituto Áquila, realizará reuniões estratégicas com as Divisões Distritais Zonais (DDZs) até o próximo dia 24. A ação começou, nesta terça-feira, 18, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM/Semed), na Rua Maceió, zona centro-sul de Manaus, com as DDZs 1 e 2.

De acordo com a consultora do Instituto Áquila, Michelle Souza, os objetivos das reuniões estratégicas são apresentar os resultados da rede municipal de ensino de Manaus em 2013 e ouvir dos gestores a visão de futuro deles. “Queremos saber o que esperam? Qual o sonho deles para o futuro da educação no município? Nessas reuniões, também fazemos a análise das causas, efeitos e fatores que impediram a rede de alcançar melhores resultados no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a fim de que possamos gerar dados  e definir políticas públicas para tentar solucionar esses problemas”, explicou, ao enfatizar que cada reunião tem duração de duas horas e são realizadas por DDZ.

O secretário da Semed, Humberto Michiles, destacou a importância do órgão construir conjuntamente as melhorias para educação. Ele ressaltou, ainda, que primará pelo compromisso voltado para o reconhecimento do mérito. “Não vim para Semed para ser o secretário bonzinho, para fazer grupos. Eu não faço grupos. Meu compromisso é pelo mérito. Por isso, tivemos um processo seletivo sério, onde as pessoas foram aprovadas por mérito próprio. O principal objetivo da Semed é uma educação de qualidade, precisamos ter uma educação de qualidade. O Prefeito tem dito o seguinte: ‘não queremos escolas que os alunos apenas frequentem. Queremos escolas que os alunos aprendam’. E os nossos indicadores educacionais não são bons, não são positivos. Então, precisamos focar na melhoria da qualidade da educação. Para isso, tem uma palavra fundamental: que é gestão. Gestão implica uma boa infraestrutura; gestão implica na otimização dos recursos; implica em preparar, em ter o melhor professor em sala de aula; implica em um plano de cargos e salários, gestão implica na valorização dos profissionais do magistério. Todas estas questões fazem parte das nossas preocupações e vamos focar, vamos atacar e vamos procurar resolvê-las”, concluiu.

Fotos: Rodemarques Abreu

Assessoria de Comunicação da Semed

Gisa Prazeres – 8842-1188 / 3632-2054