27/01/15 | 16:10
Semed promove reunião de liderança com diretores

Na manhã desta terça-feira, 27, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu continuidade ao Encontro de líderes promovida para professores, pedagogos e diretores escolares. Desta vez, os profissionais da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Norte e Centro-Sul participaram da reunião.

 

O evento, coordenado pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da Semed, tem o intuito de repassar informações quanta às cinco avaliações internas e externas que os alunos da rede municipal de ensino serão submetidos durante o ano letivo.

 

“Nós pensamos num encontro com diretores e pedagogos para repassar informações das nossas ações e nasceu este evento. Em 2015, vamos ter avaliações internas e externas para nossos alunos. Aqui, os diretores saberão as datas e como vão funcionar essas provas. Neste ano, teremos a avaliação de desempenho do estudante (ADE), prova Brasil (5º e 9º ano), provinha Brasil (avaliação do 2ª ano) e avaliação nacional da alfabetização (ANA), além da avaliação do rendimento escolar (ARE), que é realizada em parceira com a Seduc”, disse a chefe da DAM, Núbia Breves.

 

Durante o encontro, o assessor pedagógico da DAM e mestre em educação, Marcos Esteves ministrou uma palestra sobre liderança. O palestrante levou os presentes a refletirem sobre o fazer pedagógico nas escolas, e deu instruções de como caminhar em direção ao êxito nas relações interpessoais com funcionários e comunidade escolar (aluno e pais).

 

“Hoje a ideia é fazer uma grande reflexão sobre a função maior dos professores, pedagogos e diretores escolares. A ideia é discutir o processo de liderança e trazer, também, à tona a discussão do processo pedagógico com relação às avaliações dos estudantes. O objetivo final é fazer com que se melhore a qualidade de ensino por meio de uma gestão mais aplicada, mais aprimorada e, também, melhorando o processo de ensino e aprendizagem dentro dessa visão de liderança”, explicou.

 

A diretora Lazide Silva, da Escola Municipal Nina Lins, na zona Norte de Manaus, acredita que o tema liderança deve ser mais debatido no meio escolar e aprovou a palestra.

 

“Eu gosto muito do trabalho do professor Esteves. É sempre um acréscimo participar das formações e palestras que ele promove. Neste caso, ele está falando de liderança que é algo muito importante no dia a dia da escola. É necessário que o líder seja compreensível, flexível e humano, e ele coloca isso de uma forma tão simples que fica fácil você chegar à escola e aplicar esses conhecimentos. Sempre vale a pena a gente aprender mais um pouco mais sobre este tema”, afirmou.

 

Texto: Thiago Botelho

Fotos: Lton Santos

Assessoria de Comunicação

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

(92) 3632-2054/ (92) 98842-1188