24/09/19 | 14:31
Semed promove palestras para pais e responsáveis beneficiários do Programa Bolsa Família no Ceti Gilberto Mestrinho

O Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, localizado no Educandos, zona Sul de Manaus, recebeu nesta terça-feira, 24/09, o segundo encontro temático intersetorial, ‘Juntos pela vida: prevenção e estratégias de valorização da vida’. O evento, promovido pela secretaria Municipal de Educação (Semed-Manaus), é destinado a pais e responsáveis de alunos beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF).

A ação pretende alcançar aproximadamente mil participantes até sexta-feira, 27/09, dia do encerramento. O encontro envolve rodas de conversa sobre a prevenção de todo e qualquer tipo de violência, a promoção de direitos e valorização da vida e assim garantir a promoção de direitos das crianças e adolescentes que são pilares no combate à infrequência e evasão escolar.

O PBF é um exemplo de política de transferência de renda que contribui para a redução da pobreza e desigualdade social, além de ser um caminho para o desenvolvimento com acesso a renda e de onde muitas famílias mostram avanços significativos no bem-estar social, como na saúde, educação, alimentação, trabalho entre outros.

“Esse encontro é uma forma de orientar as famílias com vários temas, destacando o setembro Amarelo, por isso a importância da participação dos pais/responsáveis pelos beneficiários do Bolsa Família. Nosso objetivo é orientar os responsáveis a identificar uma possível depressão, mutilação e que com isso busquem conhecimento e valorização a vida”, comentou a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege) da Semed, Marcionilia Bessa.

A Semed é quem coordena o Programa em Manaus, por meio da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe). Aproximadamente 159 mil alunos são beneficiários do Programa na rede municipal de ensino e para isso, a família precisa garantir a educação, a saúde e o assistencialismo social do menor, caso contrário, perde o benefício.

De acordo com a gerente da Gacpe, Dircélia Ortiz, o Programa é bem mais que transferência de renda. “O Bolsa Família busca empoderar os pais com temáticas importantes que favoreçam a educação dos filhos”, disse Dircélia.

Com este ciclo de palestra a Semed busca potencializar a escola como espaço de prevenção e identificação de situações de violação de direitos humanos da criança e adolescente e com isso intensifica as ações de Prevenção a todas as violências. A universitária em Serviço Social e mãe de dois estudantes, um da rede municipal e outro estadual, de 10 e 14 anos, respectivamente, disse ter passado por uma experiência muito triste com a filha mais velha e por isso, para ela, o encontro é mais um momento esclarecedor.

“Essas palestras servem de grande apoio, ano passado passei por uma situação muito complicada com a minha filha mais velha. Ela tentou cometer suicídio e isso me tirou o chão, então para mim está sendo muito útil, porque aprendo a lidar com a situação”.

*Nomes suprimidos para evitar a identificação dos personagens.

Texto: Érica Marinho
Fotos: Eliton Santos

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054