22/06/16 | 16:44
Semed promove palestra sobre doenças psicológicas relacionadas ao trabalho

Palestra doenças psicologicas relacionados ao Trabalho -Fotos Rodemarques abreu (17)Cerca de 220 servidores, entre assessores pedagógicos, administrativos, assistentes sociais e professores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) tiveram a oportunidade de conhecer os sintomas, causas e como se prevenir de doenças psicológicas causadas no exercício do trabalho. A temática foi abordada na tarde desta quarta feira, 22, na palestra do especialista em Neuropsicologia e  psicólogo Elson Melo Santiago, realizado no auditório da secretaria. A atividade é fruto de uma parceria entre a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e a Semed e faz parte do  ciclo de palestras, que vem  acontecendo deste o início do ano.

Durante abordagem, o palestrante falou sobre controle emocional, depressão, ansiedade, tipos de emoções, linguagem não verbal e mudança de modelo mental. Ele disse, ainda, que a temática é importante para promover uma mudança de comportamento entre os servidores. “A abordagem vai ajudar o profissional a mudar de comportamento. Caso ele queira, vai ajudar este servidor a saber como lhe dar com estas doenças psicológicas”, disse.Palestra doenças psicologicas relacionados ao Trabalho -Fotos Rodemarques abreu (3)

De acordo com a agente de Recursos Humanos da Espi na Semed, Ray Câmara, tanto este tema como os demais trabalhados foram escolhidos a partir de diagnóstico feito no final de 2015, com os próprios servidores do órgão. Segundo ela,  estes momentos têm o objetivo de trazer aos profissionais temas  relevantes e que melhorem, de alguma forma, a atuação dos mesmos em seus respectivos setores de atuação.

“Neste diagnóstico, foram detectados diversos pontos, entre eles, um alto nível de estresse, falta de acolhimento, índice de competição entre os servidores e o adoecimento do servidor causado por doenças psicológicas”, destacou.Palestra doenças psicologicas relacionados ao Trabalho -Fotos Rodemarques abreu (8)

Participantes

Dentre os participantes, estavam os servidores da sede, unidades escolares, do Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp) e das Divisões Distritais Zonais (DDZ). Uma das ouvintes foi a assistente administrativa, lotada no setor Folha de Pagamento da Semed, Saiba Steil. Para ela, a discussão demostrou que a secretaria está preocupada com a saúde do servidor. “Eu vejo que a Semed está preocupando em oferecer uma melhor qualidade de vida para nós”, disse.

A agente de Recursos Humanos da DDZ Sul, Meire Lane Araújo, disse que mais lhe chamou atenção foi à discussão sobre estresse. “Eu vejo este momento como oportunidade ímpar, porque estamos passando por um processo político e social no âmbito nacional no país, que contribuem para aumentar o nosso nível de estresse. Então, esta é uma forma de entender este processo que acontece a sua volta e procurar alternativas para amenizar este processo”, falou

A última discussão do ciclo de palestra será realizada em setembro  e vai abordar sobre  inteligência emocional.

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Rodemarques Abreu

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)

Assessoria de Comunicação

(92) 3632-2054