12/05/16 | 17:37
Semed promove momento de confraternização e debate com profissionais de Serviço Social

Homenagem as Assistentes Sociais da Semed. Aud. Fotos Cleomir (3)Com objetivo de promover um debate sobre  a Lei 8.662 de 93, que regulamenta a profissão de Serviço Social no Brasil, e homenagear esse profissionais que atuam na área da educação, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou na tarde desta quinta-feira, 12, uma atividade em homenagem aos profissionais da área das ciências sociais aplicadas.  Além dos profissionais, a atividade contou com a participação de chefes de gerência,  o subsecretário da Administração e Finanças, Luís Fabian, e da secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt.

Na oportunidade, a secretária salientou que ver os assistentes sociais como disseminadores e promulgadores do diálogo  entre as instituições e a sociedade,  é que os profissionais conseguem perceber as limitações e potencialidades das pessoas.

Homenagem as Assistentes Sociais da Semed. Aud. Fotos Cleomir (18)“Eu fiz questão de vim aqui para dizer o quanto respeito vocês  e o quanto a admiro a área das ciências sociais aplicadas. Quero aproveitar o momento para agradecer por toda a dedicação, o trabalho e pela contribuição que vocês dão para execução do plano político pedagógico da Semed”, elogiou a secretária.

A ação foi promovida pela  Gerência de Desenvolvimento do Servidor/Serviço Social (GDS). De acordo com a chefa do setor, Lúcia Regina, a homenagem faz jus a atuação e as lutas travadas ao longo dos anos pela categoria. Uma das luta, segundo Lúcia, é desmitificar alguns paradigmas criados pela própria sociedade, sobre a atuação e a  real missão da classe.

“A homenagem de hoje faz jus a toda luta e relevância da categoria, que há anos luta por reconhecimento e por valorização.  Por isso e por toda a dedicação destes profissionais para rede municipal de ensino não poderíamos deixar de prestar esta homenagem a estes profissionais que têm um papel muito importante na sociedade e na Semed”, destacou.

Palestra

Homenagem as Assistentes Sociais da Semed. Aud. Fotos Cleomir (19)A discussão sobre código de ética foi realizada pela mestre em Serviço Social e Sustentabilidade na Amazônia, Alessandra Sales. No decorrer da explanação, ela expôs o conceito de ética, a partir do ideal de escritores das ciências sociais, os pressupostos  para um pessoa ser tornar ética e como o profissional deve atuar, segundo o seu código.

A palestrante  mencionou,  ainda,  importância da lei 8662 para uma atuação séria e prudente, bem como os  valores mencionados no seu código de ética. De acordo com  Alessandra, que atua com assistente social há 25  anos na Semed e atualmente trabalha na Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, a  atividade contribui para a classe rever a sua prática.  “Trocar experiência, nos vermos como um grupo e não como profissionais isolados e também para  encontrar soluções frente as dificuldades da profissão”, disse.

Outra homenageada foi a assistente social  Livete Brito, que atua na DDZ Leste 2. Segundo a servidora, o momento propiciou um espaço de interação e confraternização. “Adorei a homenagem. Tive a oportunidade de rever e confraternizar com diversos colegas. Foi ótimo”, parabenizou.

Atualmente, há 50 assistentes sociais na Semed, que estão lotados nas DDZs, nos Centros Municipais de Atendimento Sociopsicopedagógico (Cemasp) e no Centro Municipal de Educação Especial (Cmee).

 

Texto: Emerson Felipe

Foto: Cleomir Santos

 

Secretaria Municipal de Educação (Semed)
Assessoria de Comunicação
(92) 3632-2054